Como se já não fosse difícil crescer com uma dor repentina que você não entende muito bem, é ainda mais difícil quando o Estado está determinado a separá-lo de sua família. Essa é a história real contada em O Mistério de Maya, um documentário de partir o coração que você pode assistir na Netflix.
O MISTÉRIO DE MAYA
O Mistério de Maya é um documentário lançado em 2023 na Netflix, com duração de uma hora e 40 minutos. Dirigido por Henry Roosevelt, é sobre o caso real que aconteceu com a família Kowalski entre 2015 e os dias atuais.
Maya Kowalski tinha apenas nove anos de idade quando começou a sofrer de queimação repentina e fraqueza muscular em seu corpo. Seus pais a levaram de consulta em consulta até que o Dr. Kirkpatrick lhes deu um diagnóstico diferente daquele que haviam recebido anteriormente de que "a criança está inventando tudo".
O médico identificou as doenças de Maya como SDRC, Síndrome da Dor Regional Complexa, uma dor neuropática crônica que faz com que os pacientes sintam uma dor desproporcional à lesão que sofreram.
Para aliviar o sofrimento da menina, o médico prescreveu doses baixas de cetamina, seguidas de um tratamento intensivo que exigiu uma viagem ao México. Beata e Jack Kowalski seguiram as recomendações do médico e os sintomas da menina diminuíram.
No entanto, quando Maya teve uma recaída e foi internada no Johns Hopkins Hospital, começou o pesadelo dos Kowalskis para recuperar sua filha das mãos do Estado.
Esse documentário nos aproxima da história devastadora de Maya e da provação pela qual sua família teve que passar, uma situação a partir da qual muitos outros casos semelhantes foram descobertos, de pessoas que também foram para o Hospital Johns Hopkins e se viram separadas de seus filhos e até mesmo presas por suposto abuso infantil, pois não reconheciam a SDRC como uma doença real.
True crime brasileiro: Filme inspirado em caso real que chocou o país está completando 10 anos (e você pode ver na Netflix)Um documentário que não inova em nível formal, mas cumpre seu propósito informativo, divulgando essa síndrome desconhecida e o abuso médico que foi exercido pelo hospital sob a direção da Dra. Sally Smith.
Um filme com momentos simplesmente chocantes, que fazem com que o espectador compartilhe a mesma impotência sentida pelos Kowalskis. Embora apresente todos os fatos relevantes até o momento, o processo legal empreendido pelos protagonistas ainda está em andamento (o próximo julgamento ocorrerá em setembro próximo), de modo que o final é inconclusivo quanto à possibilidade de um final feliz para a família.
Mesmo assim, O Mistério de Maya é um documentário interessante que torna visível a tragédia pela qual muitas famílias tiveram que passar diante do abuso médico e da incompreensão diante do diagnóstico de uma doença desconhecida.