Peter Jackson considerou muitos atores para sua célebre trilogia O Senhor dos Anéis, mas, obviamente, a maioria caiu no esquecimento. Em alguns casos, foram os próprios intérpretes que se recusaram a participar do filme, embora em outros tenha sido o próprio Jackson quem acabou descartando-os. E foi o que aconteceu com Jake Gyllenhaal.
"Demitir seus agentes"
Jake Gyllenhaal havia estreado como ator em 1991 com um pequeno papel em Amigos Sempre Amigos e desde então ele mal havia participado de diversos filmes quando seus agentes propuseram que ele aparecesse no casting de O Senhor dos Anéis para o papel de Frodo. O problema é que se esqueceram de lhe dar um detalhe muito importante: ele tinha que usar sotaque britânico. O próprio ator relembrou o que aconteceu no ensaio:
Ele literalmente me disse "Você é o pior ator que eu já vi. Alguém te disse que você tinha que ter sotaque?" Eu disse "Não", ao que ele respondeu "Demita seus agentes".Jake Gyllenhaal recusou Avatar por um enorme fracasso de fantasia - e o motivo vai te surpreender
É claro que Gyllenhaal não conseguiu o papel de Frodo, nem a esmagadora maioria dos artistas que se inscreveram. No total, Jackson testou 150 atores antes de optar por Elijah Wood, que nos anos anteriores a esta trilogia mítica havia participado de títulos como Tempestade de Gelo, Impacto Profundo e Prova Final.
De sua parte, Gyllenhaal conseguiu seu primeiro papel principal pouco depois em O Céu de Outubro. No entanto, logo depois ele liderou o elenco de Donnie Darko, o longa que mudou para sempre sua carreira, não tendo problemas para encontrar trabalho desde então.