A dinâmica do tempo é curiosa: parece que faz pouquíssimo tempo que Bruna Marquezine anunciou para todo o mundo que estaria em uma produção da DC Studios e o longa já está próximo do lançamento. Mais de um ano depois, Besouro Azul estreia em pouco mais de um mês.
O longa traz Xolo Maridueña como o personagem-título, em uma aventura aos moldes do Amigão da Vizinhança, mas com o estilo próprio do primeiro super-herói latino a ganhar um filme solo no estúdio.
A trama gira em torno de Jaime Reyes (Maridueña) que, recém-formado, volta para casa cheio de aspirações para o futuro. Enquanto busca seu propósito no mundo, o destino o surpreende ao colocar em seu caminho uma antiga relíquia de biotecnologia alienígena: o Escaravelho. O besouro alienígena azul escolhe o jovem para ser seu hospedeiro simbiótico, o que lhe dá uma armadura superpoderosa e lhe garante poderes. O jovem então enfrentará desafios imprevisíveis, mudando para sempre seus planos ao se tornar o Super-Herói Besouro Azul.
Durante a divulgação do primeiro trailer de Besouro Azul, em abril, muitos acharam ousado por parte do diretor e roteiristas o fato de colocarem uma piada sobre o Batman no projeto. Na cena vista online, Rudy (George Lopez), tio do herói, afirma que um dos ícones da Liga da Justiça é um fascista.
“Sempre quisemos nos divertir com a maneira como Rudy fala sobre outros super-heróis”, disse o diretor Angel Manuel Soto ao MovieMaker. “Então, para as pessoas que ficaram bravas com isso, nos dê uma chance. Estamos apenas tentando nos divertir com os personagens que amamos. E todos em nosso filme amam Batman, Superman e Flash.”
“Não estamos presos ao passado”: É assim que Besouro Azul pode repetir feito de Cavaleiro das TrevasEle ainda acrescentou: “E claro, temos críticas a todos eles, como todos deveríamos. Mas isso não significa que odiamos o Batman. Nós amamos o Batman.”
Maridueña teve uma reação espontânea após o assunto ser abordado: “F*da-se!”, disse o ator em tom descontraído. “Talvez Jaime e o público não concordem com Rudy, mas você pode ter sua opinião. Tudo bem”, afirmou o ator. “Se você sentiu algum tipo de coisa sobre isso, esse era o ponto. Então eu acho que se você concorda com isso, se você não concorda com isso, foi colocado lá por uma razão. E você sabe, todas as pessoas que têm seus santuários do Batman em casa podem mantê-los lá e não precisam se preocupar."
"Esse é o primeiro personagem do DCU": James Gunn finalmente confirma o que todos os fãs estavam esperandoCom outras referências ao universo da DC e chegando como o primeiro personagem na nova fase do estúdio, Besouro Azul estreia em 17 de agosto nos cinemas brasileiros.