Velocidade Máxima (1994) é um filmes mais famosos da carreira de Keanu Reeves. Halle Berry, atriz vencedora do Oscar por A Última Ceia (2001), foi convidada para estrelar produção, mas acabou recusando a oportunidade – e hoje se arrepende da decisão.
Uma obra-prima de pura adrenalina nos cinemas, o filme Velocidade Máxima consagrou seus protagonistas Keanu Reeves e Sandra Bullock como estrelas de ação definitivas nos anos 90, mas Halle Berry quase foi escalada para o papel que ficou com Bullock.
Halle Berry recusou a obra-prima de Keanu Reeves – por causa do roteiro
Halle Berry revelou ao Entertainment Tonight que recusou o papel de Annie Porter, personagem de Sandra Bullock em Velocidade Máxima, que apresentava Keanu Reeves como seu interesse amoroso. "Não sei se você sabe disso, mas me ofereceram Velocidade Máxima antes de Sandra Bullock”, disse Berry a Reeves na entrevista, quando os dois estrelaram John Wick 3 - Parabellum (2019). "Eu estupidamente disse que não. Mas, em minha defesa, quando li o roteiro, o ônibus não saiu do estacionamento. Eu fiquei tipo 'não, não, não, não'. Então eu vejo o filme e fiquei tipo, 'Arrrrghh' [gritando]".
"Eu estava nisso bem antes dessas pessoas legais", disse a atriz apontando para a estrela da franquia John Wick. "Eles estavam me oferecendo a versão do estacionamento".
Em Velocidade Máxima, o psicopata Howard Payne (Dennis Hopper) coloca uma bomba em um ônibus, que explodirá caso a velocidade do veículo seja inferior a 80 km. Jack Traven (Keanu Reeves), um policial, entra no veículo com ele em movimento e explica a situação aos passageiros, mas um deles, que tinha cometido algum tipo de crime, sente-se perseguido e acaba provocando um tiro acidental, que fere o motorista. Isto força o policial a pedir que Annie Porter (Sandra Bullock), uma passageira, dirija sem diminuir a velocidade ou todos morrerão, enquanto a polícia tenta encontrar um meio de desarmar a bomba.
Esse conceito de um ônibus que precisa ficar em alta velocidade constantemente ou uma bomba explode é uma ideia simples mas, ao mesmo tempo, repleta de adrenalina e tensão. Como ela parece ter ficado completamente ausente do roteiro recebido originalmente por Halle Berry, é mais compreensível sua decisão de recusar o papel que ficou com Sandra Bullock. No final das contas, Velocidade Máxima venceu dois Oscars, como melhor edição de som e melhor mixagem de som, e ainda foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 350 milhões (com orçamento de apenas US$ 30 milhões).