Depois do lançamento de Barbie, a Mattel quer competir diretamente com as maiores franquias atuais de Hollywood, incluindo o Universo Cinematográfico Marvel, com a produção de filmes de brinquedos que marcaram a vida de muitas gerações.
A fabricante de brinquedos Mattel quer trazer suas franquias de renome mundial para os cinemas, como revela um relatório do The New Yorker. Depois do tão aguardado Barbie, serão lançados mais 45 filmes, alguns entrando nos gêneros de ficção científica e fantasia. Inclusive, uma adaptação cinematográfica do jogo de cartas UNO foi confirmada.
Quais filmes a Mattel, concorrente da Marvel e da DC, está planejando nos cinemas?
Como relata o artigo do New Yorker, apenas 13 dos 45 filmes planejados foram anunciados oficialmente até agora. Estes incluem os seguintes títulos:
- um filme UNO originalmente programado para acontecer na cena hip-hop de Atlanta
- um filme sobre os carros de brinquedo Hot Wheels comandado por J.J. Abrams
- um filme sobre os bonecos de luta Rock 'Em Sock' Em Robots, com Vin Diesel
- uma versão cinematográfica das aventuras de Barney, o famoso dinossauro roxo, que será para adultos e está sendo produzido pelo astro de Corra!, Daniel Kaluuya
- um filme sobre o personagem astronauta Major Matt Mason, que deve ser estrelado por Tom Hanks
- outro projeto de fantasia adaptando a franquia Mestres do Universo (He-Man)
A Mattel permaneceu em silêncio sobre o restante dos filmes atualmente em desenvolvimento. Muitos fãs acharão alguns dos projetos anunciados bizarros: como seria um filme da ONU? Hot Wheels será o novo Velozes e Furiosos? Vamos ter que esperar para saber, pois ainda não foram divulgadas datas específicas para nenhum dos projetos.
O empresário israelense Ynon Kreiz se tornou chefe da Mattel em 2018, e viu uma oportunidade de crescimento da empresa considerando que eles têm um catálogo de entretenimento infantil “perdendo apenas para a Disney”. Da mesma forma que a Marvel passou de uma editora de quadrinhos para uma gigante de Hollywood, Kreiz percebeu que a fabricante de brinquedos poderia alavancar sua propriedade intelectual. "Minha tese era que precisávamos fazer a transição de uma empresa de fabricação de brinquedos, fabricando itens, para uma empresa de propriedade intelectual, gerenciando franquias".
Ele contratou Robbie Brenner, ex-Miramax, para chefiar a recém-criada Mattel Films, com a missão de vasculhar o baú de brinquedos e identificar propriedades intelectuais para os estúdios de Hollywood financiarem as produções. Muito do potencial de seu catálogo será medido com o sucesso de Barbie, filme comandado por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling que chega aos cinemas brasileiros em 20 de julho.