Minha conta
    Antes de seu próximo filme Oppenheimer, Christopher Nolan FINALMENTE explica o final de Inception
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Após 13 anos e pouco antes do lançamento de seu próximo filme, Christopher Nolan fala sobre o fim de Inception. E suas palavras ainda são intrigantes.

    Christopher Nolan é um dos diretores mais comentados de Hollywood. Em 2010, A Origem - Inception - não foi exceção, pois o filme gerou muito debate entre o público. Ele se passa em um futuro próximo em que é possível se infiltrar nos sonhos das pessoas. O personagem principal, Cobb (interpretado por Leonardo DiCaprio), entra nos sonhos das pessoas para roubar informações industriais. Fazendo malabarismos sistemáticos entre o real e o falso, ele pode perder o contato com a realidade.

    Para evitar isso, alguns personagens decidem levar a bordo objetos que podem ajudá-los a entender se estão ou não em um sonho. Para Cobb, é um pião: se ele cair, ele está na realidade; se não cair, ele está sonhando. É nessa dualidade entre realidade e sonho que Christopher Nolan termina seu filme. Cobb se reencontra com seus filhos e gira seu pião... que balança sem cair. Tudo isso deixa os espectadores em dúvida quando os créditos terminam. Uma indefinição que deu origem a inúmeras teorias desde então.

    A Origem
    A Origem
    Data de lançamento 6 de agosto de 2010 | 2h 28min
    Criador(es): Christopher Nolan
    Com Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Elliot Page
    Usuários
    4,6
    Adorocinema
    5,0
    Assista agora em Max

    Mas depois de vários anos de espera, Christopher Nolan revelou uma explicação há alguns dias para a mídia Wired. Perguntado sobre o final aberto de Inception, ele respondeu:

    Quero dizer, o final de Inception é exatamente isso. Há uma visão niilista desse final, não é? Mas também, ele seguiu em frente e está com seus filhos. A ambiguidade não é uma ambiguidade emocional. É uma ambiguidade intelectual para o público.

    Suas palavras ainda não são claras sobre o final do projeto, deixando a decisão para os espectadores. Por outro lado, Michael Caine, que interpreta Stephen Miles, revelou a verdade no festival Film4 Summer Screen em 2018: "Quando recebi o roteiro de Inception, fiquei um pouco confuso (...). Perguntei a ele: "Quando é um sonho e quando é realidade?". (Christopher Nolan me disse: "Quando você está na cena, é a realidade". Portanto, não me entenda mal, se eu estiver na cena, é a realidade. Se eu não estiver, é um sonho". E ele está na cena final. O suficiente para acabar com qualquer dúvida.

    Warner Bros.

    Um final igualmente complicado para Oppenheimer?

    Oppenheimer é o próximo filme de Christopher Nolan. O projeto é baseado em eventos reais e, mais especificamente, no físico J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy). Ele é considerado "o pai da bomba atômica", e o filme traça seu trabalho e o de sua equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, que levou ao desenvolvimento dessa arma. Na mesma entrevista à Wired, Christopher Nolan disse, depois de falar sobre o final de A Origem, que esses dois projetos são bastante próximos: "É engraçado, acho que há uma relação interessante a ser explorada entre os finais de Inception e Oppenheimer. Oppenheimer tem um final complicado. Sentimentos complicados". Tudo isso ainda será visto quando o filme for lançado em 20 de julho de 2023.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top