Xolo Maridueña, um dos protagonistas da série Cobra Kai na Netflix, vai interpretar o primeiro super-herói latino da DC em Besouro Azul, que estreia em 17 de agosto nos cinemas brasileiros. Por isso mesmo, o filme também estrelado por Bruna Marquezine tem um significado especial e o ator comentou sobre representatividade.
Super-heróis latinos além de Besouro Azul: conheça 5 personagens poderosos dos quadrinhosEm entrevista à revista MovieMaker, Xolo Maridueña comentou que valoriza o fato de Besouro Azul ser uma alegre história de família latina. "Eu não quero jogar sombra porque esse não é o meu ponto de forma alguma. Mas muitas histórias latinas estão enraizadas em traumas ou em como é difícil ser latino. Eu amo que a família Reyes esteja orgulhosa e, embora sim, eles lutem e passem por dificuldades, é sempre algo que eles podem superar – e eles nunca pedem pena. Todo mundo merece ter essas histórias felizes e isso é algo que espero que mais filmes no futuro possam incorporar naturalmente", disse o ator.
Xolo Maridueña ficou conhecido pelo papel de Miguel Diaz na série Cobra Kai, disponível no catálogo da Netflix. Ele nasceu em Los Angeles, Califórnia, e é descendente de mexicanos, cubanos e equatorianos. Para o ator, uma das coisas mais importantes e emocionantes de Besouro Azul é que "não estamos lidando com uma invasão alienígena que vai dominar o mundo inteiro ou um monstro que vai destruir a cidade", explica. "Este é um filme sobre questões que não apenas Jaime enfrenta, mas toda a família Reyes e a grande cidade de Palmera. Todos nós podemos nos identificar com a luta deles".
O diretor Angel Manuel Soto ofereceu o papel ao Xolo Maridueña durante um jantar, perguntando: "Você quer ser o primeiro super-herói latino?". O ator começou a chorar e ligou para sua mãe. "Foi um momento tão bonito", disse Soto ao MovieMaker. Recentemente, Besouro Azul foi confirmado por James Gunn como o primeiro personagem do novo universo da DC nos cinemas, comandado por Gunn e Peter Safran.
Besouro Azul segue o jovem mexicano Jaime Reyes (Xolo Maridueña) que, recém-formado, volta para casa cheio de aspirações para o futuro. Enquanto ele busca seu propósito no mundo, o destino o surpreende ao colocar em seu caminho uma antiga relíquia de biotecnologia alienígena: o Escaravelho. O besouro alienígena azul escolhe Jaime para ser seu hospedeiro simbiótico, o que lhe dá uma armadura superpoderosa e também lhe garante poderes. Com isso, o jovem precisa enfrentar desafios imprevisíveis, mudando para sempre seus planos de vida ao se tornar o super-herói Besouro Azul.