Barbie e Oppenheimer formam uma das rivalidades mais legais do cinema nos últimos anos, considerando que os dois filmes serão lançados na mesma semana: 20 de julho nos cinemas brasileiros. Mesmo assim, a diretora Greta Gerwig revelou o diretor Christopher Nolan como uma das inspirações na forma que ela quer seguir sua carreira.
Quem vencerá o duelo entre Barbie e Oppenheimer? Projeções hollywoodianas indicam um ganhadorEm entrevista à Rolling Stone, a diretora de Barbie revelou que pretende equilibrar sua carreira de cineasta após o lançamento do filme estrelado por Margot Robbie. O seu objetivo é alternar entre grandes filmes comerciais e pequenas produções – citando o diretor de Oppenheimer, Christopher Nolan, como um dos exemplos.
"Eu acho que provavelmente todo diretor tem uma liga de beisebol de fantasia em sua cabeça sobre quais filmes eles querem fazer. E há alguns filmes que gostaria de fazer que exigem uma tela grande. Ao mesmo tempo, vi tantos diretores alternando entre filmes maiores e filmes menores: Chloé Zhao fazendo Nomadland e fazendo Eternos. Ou Steven Soderbergh, ou mesmo meu amigo de fim de semana Chris Nolan. Ele fez a trilogia do Cavaleiro das Trevas - e eles são maravilhosos - e então fez O Grande Truque, que não é um filme minúsculo, mas também não é a mesma coisa. Eu quero jogar em muitos mundos diferentes. Esse é o objetivo", comentou Greta Gerwig sobre seus planos como diretora.
Antes de Oppenheimer, Christopher Nolan dirigiu Following (1998), Amnésia (2000), Insônia (2002), Batman Begins (2005), O Grande Truque (2006), Batman - O Cavaleiro Das Trevas (2008), A Origem (2010), Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012), Interestelar (2014), Dunkirk (2017) e Tenet (2020). Enquanto isso, Greta Gerwig comandou Nights And Weekends (2008), Lady Bird - A Hora de Voar (2017) e Adoráveis Mulheres (2019).
Em Barbie, acompanhamos o dia a dia em Barbieland - o mundo mágico onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia. Porém, uma delas (Margot Robbie) percebe que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, questionando o sentido de sua existência e alarmando suas companheiras. Logo, sua vida começa a mudar e, eventualmente, ela é expulsa de Barbieland. Forçada a viver no mundo real, ela precisa lutar com as dificuldades de não ser mais apenas uma boneca - pelo menos está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos até descobrir que a verdadeira beleza está no interior.
Oppenheimer é ambientado na Segunda Guerra Mundial e acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.