Não é de hoje que ícones infantis são revisitados nos cinemas com perspectivas, digamos, bem diferentes de suas propostas originais. Isso pode ser dito de Ursinho Pooh, que ganhou um filme de terror recentemente, mas também se encaixa em releituras de contos de fadas, como já vimos com Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, entre outros.
Com a chegada de Barbie e todo o seu potencial de sucesso, em um momento de crise em Hollywood, este processo de releituras deve continuar de maneira prolífica. Dentro da própria Mattel Films, entre brinquedos e propriedades intelectuais, há um projeto que deixará muita gente curiosa. Trata-se de um filme de Barney, o famoso dinossauro roxo, produzido por Daniel Kaluuya.
Barney: Segredos de bastidores mostram que programa infantil era mais sombrio do que imaginamosIndicado ao Oscar por Corra! e voz do Spider-Punk em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, o ator foi citado em um artigo do jornal The New Yorker confirmando que o projeto segue em desenvolvimento. Segundo Kevin McKeon, executivo da Mattel Films, o longa é "surrealista" e tem inspiração em filmes dirigidos por Charlie Kaufman (Estou Pensando em Acabar com Tudo) e Spike Jonze (Quero Ser John Malkovich).
“Estamos nos inclinando para a angústia [da geração] millennial, em vez de ajustar isso para as crianças”, disse McKeon. “É realmente um projeto para adultos. Não que seja classificado como R [para maiores de 18 anos], mas vai se concentrar em algumas das provações e tribulações de ter 30 e poucos anos, crescer com Barney - apenas o nível de desencanto dentro da geração."
O executivo ainda descreveu o longa como um filme "tipo A24", citando o estúdio de Lamb, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo e Hereditário, e acrescentou: “Seria muito ousado da nossa parte e realmente enfatizaria que estamos aqui para fazer arte”.
Barney vai voltar? Ator de Corra! fala sobre live-action do famoso dinossauro roxoAnunciado em 2019, Robbie Brenner, da Mattel, afirmou que trabalhar ao lado do astro de Judas e o Messias Negro permitiria ao estúdio “adotar uma abordagem completamente nova para Barney que surpreenderia o público e subverteria as expectativas”.
“Barney era uma figura onipresente em muitas de nossas infâncias, então ele desapareceu nas sombras, deixado incompreendido”, disse Kaluuya na época. “Estamos entusiasmados para explorar este atraente herói moderno e ver se sua mensagem de 'eu te amo, você me ama' pode resistir ao teste do tempo.”
Vale ressaltar que o aspecto bizarro do personagem é algo de intenso interesse da indústria, visto a existência do documentário I Love You, You Hate Me. Por enquanto, ainda não há previsão para o início das filmagens de Barney ou sua estreia nos cinemas.