Até o mais leigo dos espectadores sabe que a trilogia de O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson e baseada nos livros de J.R.R. Tolkien, exigiu muita engenhosidade de sua equipe técnica. Foi necessário não apenas construir esteticamente o gigantesco universo do autor britânico, como também orquestrar batalhas colossais e criar do zero figuras tão complexas quanto Gollum e Barbárvore.
No entanto, talvez um dos maiores feitos da franquia tenha sido na coexistência entre os Hobbits, seres tão pequeninos que vivem em tocas, e uma massa de personagens com mais do que o dobro de altura. Uma façanha tão bem executada que você mal percebe quando assiste pela primeira vez.
De fato, ao longo de toda a saga da Terra-média, realmente temos a impressão de que Ian McKellen e Viggo Mortensen são um metro e meio mais altos que Elijah Wood e Sean Astin. Obviamente, não é assim!
Se a mágica funciona tão bem na tela, é graças a toda uma série de estratagemas visuais colocados em prática por Jackson: fundos azuis ou verdes (o famoso chroma key), um jogo complexo de profundidade de campo, além do uso de acessórios de tamanhos diferentes.
Porém, o milagre nunca teria sido possível sem a intervenção dos dublês que substituíram os atores durante as gravações. Assim, em muitos níveis, é Kiran Shah, um britânico de 1,27 m, que encarna Frodo no lugar de Wood.
Se os espectadores não veem nada, é porque Kiran é sistematicamente filmado por trás ou escondido por seu capuz. Mas, como é o caso de todas as produções de tal magnitude, O Senhor dos Anéis ocasionalmente deixou escapar alguns pequenos erros.
Desde que você saiba exatamente onde procurar, vai poder ver os dublês dos Hobbits durante a versão estendida de A Sociedade do Anel. Basta pressionar o botão "pause" em 1 hora, 44 minutos e 18 segundos, quando Frodo acaba de se oferecer para levar o Anel a Mordor, e Aragorn avança em sua direção para oferecer seus serviços (confira acima).
Lá está, muito brevemente, Kiran onde Wood deveria estar. O mesmo acontece alguns segundos depois, quando Sam se junta a Frodo em um plano semelhante, mas não são os intérpretes originais em cena.
Se era praticamente impossível notar esse deslize, agora vai ser difícil não reparar!