Nos anos 2000, Vin Diesel se estabeleceu como uma espécie de garantia de sucesso para filmes de médio orçamento e foi capaz de potencializar produções não tão caras (na época!), como Velozes e Furiosos, Triplo X ou Riddick. Mas não dá para acertar sempre e em alguns casos, o tiro saiu pela culatra, como Missão Babilônia. que mal recuperou seu orçamento de 70 milhões e foi marcado por tensão nos bastidores.
A história de Missão Babilônia começa no Leste Europeu em um futuro distópico, em que reina o caos, e Vin Diesel interpreta Toorop, um mercenário que está pronto para fazer qualquer trabalho pela quantia certa. O chefe da máfia Gorsky (Gérard Depardieu) contrata Toorop para matar a jovem Aurora (Mélanie Thierry) e, em troca, oferece um novo começo no Estados Unidos.
O que aconteceu nos bastidores de Missão Babilônia?
Durante as filmagens do filme de ficção científica, soube-se que o estúdio 20th Century Fox havia feito grandes mudanças na versão final de Missão Babilônia antes de seu lançamento, em 2008. O diretor Mathieu Kassovitz (Rios Vermelhos) não teria ficado muito contente. Em entrevista (via First Showing), ele falou abertamente sobre as diferenças criativas entre ele e a empresa:
Nunca tive a oportunidade de gravar uma cena como estava escrita ou como eu queria. O roteiro não foi respeitado. Maus produtores, maus parceiros. Foi uma experiência horrível
Kassowitz elogia o livro "fantástico" Babylon Babies, mas seu filme não chega perto disso: "É pura violência e estupidez". Parece que a produção já havia definido o rumo adequado com a escalação de Diesel, mas, originalmente, Vincent Cassel deveria desempenhar o papel principal.
O diretor suspeitou desde cedo que Missão Babilônia não teria uma chance real no mercado cinematográfico. No mesmo ano, foram lançadas as bem-sucedidas adaptações de super-heróis Homem de Ferro e O Cavaleiro das Trevas, que continuam a moldar o estilo do cinema blockbuster até hoje.
"Eu sei o que eu tinha. Eu tinha algo muito melhor nas mãos, mas não tinha permissão para trabalhar. Não sei como as pessoas que viram todos esses blockbusters incríveis como O Cavaleiro das Trevas e Homem de Ferro vão reagir [a Babilônia]", disse Mathieu Kassovitz.
Na época, o diretor sequer participou das turnês de divulgação para o lançamento do filme. "Deveria ter escolhido um estúdio com coragem", diz ele sobre o desastre criativo que trouxe a Vin Diesel um dos maiores fracassos de sua carreira.
Missão Babilônia está disponível no catálogo do Star+.