Embora Brad Pitt seja uma das estrelas mais conhecidas de Hollywood, há alguns filmes em seu currículo que, com o tempo, caíram no esquecimento - apesar de no passado terem ajudado a consolidar o peso da indústria norte-americana. Com 73% de aprovação no Rotten Tomatoes e uma receita bruta de US$ 165 milhões, hoje, falaremos aqui de Sleepers - A Vingança Adormecida.
Na trama, ambientada nos anos 1960, quatro adolescentes que viviam em Hell's Kitchen, em Nova York, ferem acidentalmente uma pessoa. Eles são condenados a um centro de reabilitação juvenil onde são humilhados de todas as formas possíveis pelos detentos e também pelos funcionários locais. Mais de vinte anos depois, já fora da prisão, dois deles encontram por acaso um dos guardas responsáveis pelo inferno que passaram, vendo surgir a chance de vingança.
A polêmica em torno de Sleepers
Durante o lançamento do livro que deu origem ao filme, a gravidade do enredo motivou uma leva de investigações policiais. No entanto, embora o autor da publicação, Lorenzo Carcaterra, tenha reforçado a história como um acontecimento real - supostamente vivenciado pelo próprio durante a infância -, sua veracidade foi questionada após as autoridades alegarem não existir documentação sobre o acontecimento.
Na estreia do longa, o diretor Barry Levinson anunciou acreditar no cineasta, colocando categoricamente: “Não vejo razão para Carcaterra ter inventado aquela violência se ela não tivesse realmente acontecido”.
Anos depois, não se pode dizer com certeza se a história de Sleepers é verdadeira, mas é definitivamente um filme crível, que conta uma história com elementos que de fato ocorrem nos sistemas prisionais pelo mundo.