Não corte as unhas antes de assistir a este filme, porque você precisará roer elas. Os Suspeitos, de Denis Villeneuve, está disponível na Netflix e no Prime Video com Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal no elenco. Nós explicamos por que é tão boa.
Sobre o que é Os Suspeitos?
O filme fala sobre o sequestro de duas meninas que quase enlouquecem o detetive Loki (Gyllenhaal) e o pai de uma delas, Keller Dover (Hugh Jackman). Temendo pela vida das garotas, Dover captura o homem (vivido por Paul Dano) que ele acredita ser o responsável pelo sequestro.
Durante a primeira meia hora, Os Suspeitos mostra com precisão onde os personagens estão e quais são suas motivações. As crianças se foram. Sua morte se torna mais provável a cada minuto que passa. Dover faria qualquer coisa para salvá-la. Não há uma pista sólida. A moral dele está intacta, mas se transformando em um monstro no processo para completar sua missão. Ao fazer isso, o diretor Villeneuve e o roteirista Aaron Guzikowski criam um personagem perfeito para esse tipo de thriller: o que nós, que temos uma compreensão semelhante do bem e do mal, faríamos nessa situação?
O personagem policial de Jake Gyllenhaal é muito importante como um ponto de contraste sensato na transformação de Dover. Depois, há o gerenciamento de informações: nunca descobrimos exatamente o que está acontecendo, não sabemos mais nem menos do que o personagem principal. Portanto, absolutamente nada. O filme, então, nos coloca em uma posição complicada. A tensão chega ao limite quando Dover perde a paciência com o suposto sequestrador.
Um filme longo que quase foi ainda mais longo
Com pouco mais que duas horas e meia de duração, Os Suspeitos é um filme bem longo para os padrões do gênero. É comum que thrillers desse tipo não consigam se sustentar por mais que uma hora e meia, o que não é o caso do longa de Villeneuve. Mesmo assim, ele quase teve 3 horas de duração em uma versão anterior!