Poucos são os personagens da indústria cinematográfica que conseguem ser reconhecidos por um único acessório. Indiana Jones é uma dessas exceções, já que o personagem de Harrison Ford consegue ser reconhecido apenas pelo seu icônico chapéu fedora que o acompanha em suas mais diversas aventuras nas telonas.
Segundo uma lenda, o acessório que é símbolo característico de Indiana Jones tem origem brasileira. Isso porque uma antiga fábrica de chapéus em Campinas, no interior de São Paulo, seria a responsável pelo primeiro chapéu fedora que caracterizou o personagem de Harrison Ford nos cinemas em 1981.
O ex-diretor comercial da Chapéus Cury, Paulo Cury Zakia revelou em entrevista ao Indiana Jones Brasil que um de seus clientes, no início dos anos 1980, era patrocinador do filme e havia solicitado alguns modelos de chapéus semi-acabados para o inglês Herbert Johnson, que teria sido responsável por alongar e dar forma ao acessório final de Indiana Jones.
Não se sabe ao certo se a história é verídica e se a origem do icônico chapéu de Indiana Jones é realmente brasileira, porém, durante o evento de lançamento de Indiana Jones e a Relíquia do Destino, Harrison Ford ganhou um exemplar exclusivo do chapéu fedora feito pela fábrica brasileira para guardar de recordação pela sua trajetória a frente da franquia aventureira de sucesso.
Embora o acessório faça parte da simbologia do personagem, os chapéus eram objetos muito comuns no início dos anos 1930. Na história de Indiana Jones, o chapéu nem sempre foi um acessório inerente ao estilo de Indy.
Nos filmes, entendemos que o fedora estaria diretamente relacionado a sua vontade de se tornar um professor de arqueologia e caçador de tesouros, exatamente como o conhecemos em Os Caçadores da Arca Perdida. O capítulo final do arqueólogo, Indiana Jones e a Relíquia do Destino chega aos cinemas no dia 29 de junho.