1983 foi um grande ano para Tom Cruise, com o lançamento de Vidas Sem Rumo, The Outsiders e A Chance. Mas um de seus maiores fracassos veio logo depois: na mesma época, a superestrela em ascensão filmou o longa de fantasia A Lenda com o diretor de Blade Runner, Ridley Scott.
Em A Lenda, os últimos unicórnios estão em perigo
O Senhor das Trevas (interpretado pelo posterior Pennywise Tim Curry) quer conquistar o mundo, mas deve matar todos os unicórnios restantes para isso. Para atingir seu objetivo, ele envia o goblin Blix (Alice Playten) para uma floresta de conto de fadas, que usa a jovem princesa Lily (Mia Sara de Curtindo A Vida Adoidado) para rastrear os animais.
Blix consegue matar quase todos os animais que deseja, fazendo com que Lily e o último unicórnio caiam nas mãos do vilão. Assim, o ranger Jack (Tom Cruise), apaixonado por Lily, decide salvar o mundo do domínio das trevas.
A Lenda chegou aos cinemas em 1985, três anos depois que Blade Runner, de Ridley Scott, e fracassou nas bilheterias em uma versão massacrada pelo estúdio. Houve problemas com o corte final, que por muito tempo foi considerado muito desafiador para o público norte-americano. O filme caiu em grande parte através dos críticos.: enquanto os efeitos e a maquiagem foram elogiados, a história foi descartada como um assunto anêmico e triste.
Um flop que eliminou o boom da fantasia?
Financeiramente, A Lenda dificilmente teria sido melhor. O filme saiu durante um pequeno boom no gênero fantasia que produziu O Dragão e o Feiticeiro (1981), O Cristal Encantado (1982), O Último Unicórnio (1982), Krull (1983), A História Sem Fim (1984) e vários outros.
No entanto, A Lenda foi um fracasso tão grande que prejudicou severamente o gênero, que não foi realmente recuperado até o lançamento de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001). Em um artigo do British Telegraph por ocasião de seu 30º aniversário, o filme é até descrito como um "evento de extinção" que destruiu um gênero como um asteróide fez com os dinossauros.
Existem várias versões de A Lenda
Demorou um pouco para Ridley Scott se recuperar do fracasso com Thelma & Louise no início dos anos 90 (e prontamente acertar 3 flops consecutivos depois). Tom Cruise, por outro lado, lançou um pequeno filme chamado Top Gun no ano seguinte à A Lenda.
Ele, como seu diretor, assume a posição de que a versão do diretor de 114 minutos é a única versão verdadeira. No Star+, HBO Max e Amazon Prime Video é possível assistir a chamada versão internacional de 93 minutos, que é uma espécie de meio termo entre a versão norte-americana e a versão desejada pelo diretor.
Como costuma acontecer com os filmes que fracassam nas bilheterias (e em todos os outros também), vale a pena conferir a qualidade por si mesmo. De qualquer forma, A Lenda alcançou o status de cult agora, embora isso nem remotamente se compare ao reconhecimento do Blade Runner, de Scott.