O diretor de Titanic (1997), James Cameron, comparou a história do desastre do navio que ele retratou nos cinemas com o caso recente do submarino com turistas que foi aos destroços do Titanic, chamando de "surpreendente e surreal". O veículo desapareceu no Oceano Atlântico e, na quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos declarou oficialmente que ele havia implodido e os cinco passageiros foram considerados mortos.
Os Simpsons previram submarino que foi ao Titanic? Episódios apresentam semelhanças IMPRESSIONANTES; assista"Muitas pessoas na comunidade estavam preocupadas com este submarino e até escreveram cartas para a empresa dizendo que o que estavam fazendo era muito experimental e o que estavam fazendo precisava ser certificado", disse Cameron em entrevista à ABC News. "Estou impressionado com a semelhança do próprio desastre do Titanic, onde o capitão foi repetidamente avisado sobre o gelo à frente de seu navio e, no entanto, ele navegou a toda velocidade em um campo de gelo em uma noite sem lua e muitos morreram como resultado. É uma tragédia muito semelhante exatamente no mesmo local. É surpreendente e realmente surreal", reforça o diretor de Titanic.
James Cameron chegou a mergulhar 33 vezes para ver os destroços do Titanic, o que começou durante a produção do clássico filme de 1997, vencedor de 11 Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, e (atualmente) a quarta maior bilheteria da história.
"É absolutamente crítico que as pessoas entendam que o mergulho submerso profundo é uma arte madura. Como desenvolvedor de submersíveis, eu mesmo projetei e construí um para alcançar as profundezas mais extremas dos oceanos - três vezes mais profundas do que o Titanic. Portanto, compreendo os desafios de engenharia associados à construção desse tipo de veículo", reforçou o diretor sobre nenhum acidente ter ocorrido com ele por causa da segurança das embarcações em suas expedições aos destroços do Titanic.
No filme Titanic de 1997, Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que ganha uma passagem para a primeira viagem no luxuoso transatlântico Titanic. Nele também está Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), noiva de Caledon Hockley (Billy Zane), que está descontente com sua vida, sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Mesmo assim, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome de sua família falida. Desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue impedir que ela faça isso. Ele é convidado a jantar na primeira classe, onde fica mais próximo dela e logo se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. Tudo se complica ainda mais quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando o que ninguém imaginava: um naufrágio.