Você sempre sonhou em seguir os passos de Indiana Jones e explorar templos amaldiçoados ou ruínas antigas para desenterrar artefatos valiosíssimos? Por que não bancar o arqueólogo agora mesmo na frente da sua TV e começar sua carreira inspecionando cuidadosamente os longas-metragens da famosa franquia criada por George Lucas e Steven Spielberg?
Por exemplo, em Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), a excelente terceira parte da saga estrelada por Harrison Ford, há um pequeno detalhe no início que é muito mais importante do que se pode pensar. No final da sequência de abertura, que é um flashback, vemos o jovem protagonista voltar para casa após ter roubado a cruz de Coronado de um bando de ladrões de túmulos.
Ao chegar, ele passa na frente de um cachorro deitado tranquilamente na entrada. O animalzinho aparece muito brevemente, aos 10 minutos e 10 segundos para ser mais preciso. Confira:
À primeira vista, o cão não tem nada de excepcional, e a sua presença apenas nos diz que o famoso aventureiro teve um companheiro de quatro patas em sua juventude. Mas, como aprendemos nos últimos segundos do filme, ele era mais do que um pet.
Ao deixar o Templo do Graal, o pai de Indy (Sean Connery) revela que o nome verdadeiro do filho é Henry Jones Jr., e que originalmente era o doguinho que se chamava Indiana. Um animal que deixou "memórias muito comoventes" no jovem Indy, a ponto de assumir seu nome.
A surpresa não para por aí, pois o cachorro em questão não pertence a uma espécie qualquer. É um malamute do alasca, exatamente como o companheiro canino de George Lucas nos anos 70, que o pai da saga Star Wars havia batizado de… Indiana!
Como o próprio roteirista e produtor da franquia já confessou, seu malamute serviu diretamente de inspiração para criar o célebre arqueólogo, mas não só isso!
De fato, o cachorrinho do cineasta, imponente e peludo, também costumava sentar no banco do passageiro de seu carro enquanto ele dirigia – o suficiente para lhe dar a ideia de oferecer a seu Han Solo um copiloto gigante e peludo: Chewbacca.