Dificilmente uma lista de melhores filmes pode prescindir do brilhante estudo de David Fincher sobre masculinidade Clube da Luta. A obra-prima do suspense satírico baseado no romance de Chuck Palahniuk é hoje um filme cult, mas esse status só veio depois do fato. Na época, o filme, que se encontra amplamente disponível no streaming, foi até mesmo um fracasso de bilheteria no início. Já listamos diversos motivos para o longa ser um clássico completo e você pode assisti-lo nos serviços Star+, Telecine, HBO Max e Prime Video por meio de assinatura.
Clube da Luta foi um fracasso de bilheteria na época
No filme de Fincher, o narrador sem nome (Edward Norton), que sofre de um grave distúrbio do sono, conhece o carismático empresário Tyler Durden (Brad Pitt). Juntos, eles inicialmente realizam negócios grosseiros, vendendo, por exemplo, sabão para o comércio de cosméticos feito com gordura lipoaspirada descartada de clínicas de estética. Em um determinado momento, o protagonista e Tyler abrem um clube secreto de luta clandestina, ao qual cada vez mais homens aderem.
Quando foi lançado em 1999, Clube da Luta foi criticado em várias resenhas por sua representação da violência, entre outras coisas. Nas bilheterias, o trabalho de Fincher foi tudo menos um sucesso.
Com um orçamento de 69 milhões de dólares, o filme arrecadou inicialmente apenas 32 milhões de dólares nos EUA, apesar do papel principal de Brad Pitt. De acordo com o Box Office Mojo, o filme arrecadou um total de cerca de 100 milhões de dólares em todo o mundo, o que ainda é considerado uma decepção financeira.
"Nunca mais farei isso": Nicolas Cage comeu um animal vivo em clássico cult dos anos 80O Clube da Luta só se tornou um filme cult no cinema em casa
Foi somente mais tarde, quando Clube da Luta foi lançado em DVD para compra e locação, que a engenhosa mistura de suspense psicológico, crítica do capitalismo e sátira da masculinidade se tornou um filme cult. No entanto, Clube da Luta ainda polariza até hoje e convida à discussão sobre se o filme glorifica ou critica sua própria violência. Entretanto, uma das reviravoltas mais lendárias da história certamente contribuiu para o status de cult do filme.