Minha conta
    Sempre esquecemos que ele existe, mas este filme de viagem no tempo nos ensinou o que acontece quando você muda o passado
    Lucas Leone
    Lucas Leone
    -Redator | Crítico
    Lucas só continua nesta dimensão porque Hogwarts ainda não aceita alunos brasileiros. Ele até tentou ir para Westeros ou o Condado, mas perdeu a hora do Expresso do Oriente. Hoje, pode ser visto escrevendo no Central Perk mais próximo.

    Lançado em 2004, longa é estrelado por Ashton Kutcher e ganhou duas sequências.

    Viagem no tempo sempre foi um assunto tremendamente atraente no cinema. De De Volta para o Futuro a Vingadores: Ultimato, esse aspecto da ficção científica serviu para desenvolver inúmeros filmes. Hoje queremos falar sobre um que estreou em 2004 e tinha Ashton Kutcher como protagonista.

    Sempre esquecemos que ele existe, mas Efeito Borboleta foi o longa que realmente nos ensinou as consequências de mudar o passado. Dirigido por Eric Bress e J. Mackye Gruber, a trama acompanha Evan Treborn, um jovem com uma infância muito dramática que descobre ser capaz de viajar no tempo. Seu objetivo é salvar sua amiga Kayleigh Miller (Amy Smart), que comete suicídio em sua linha do tempo original. Porém, toda vez que ele faz algo novo no passado, o presente muda – e geralmente para pior.

    Efeito Borboleta arrecadou mais de US$ 96 milhões mundo afora, para um orçamento de US$ 13 milhões. Além de Kutcher e Smart, o elenco incluía Elden Henson, Melora Walters e Eric Stoltz.

    A obra é mais um exemplo de como a crítica e o público podem estar dessintonizados. A imprensa especializada massacrou Efeito Borboleta, chegando a apenas 34% de aprovação no Rotten Tomatoes. A pontuação dos espectadores, por sua vez, é de 81%. Os críticos disseram que, embora "a premissa seja intrigante", o filme não passa de um thriller "exagerado e de mau gosto".

    New Line Cinema
    Ashton Kutcher e Amy Smart em cena de Efeito Borboleta.

    Efeito Borboleta tem vários finais alternativos. O que ficou na versão final é triste para os que assistem, mas feliz para Kayleigh. A protagonista muda o passado para que cada um siga seu caminho, o que a coloca em segurança. Um dia, ela e Evan se encontram na rua e aparentemente se reconhecem, mas não trocam palavras. Em um dos desfechos descartados, eles se cumprimentam sem saber de quem o outro se trata.

    Há ainda outro encerramento: o dos diretores. Nele, o protagonista viaja até o momento em que sua mãe está para dar à luz e se estrangula com o cordão umbilical.

    Duas sequências de Efeito Borboleta foram feitas, embora nenhuma tenha funcionado. Em 2006, foi lançado o segundo filme, com um elenco totalmente novo e focado em um homem que tenta salvar a namorada de um acidente de trânsito fatal. Em 2009, foi a vez do terceiro longa. Também com atores diferentes, a história segue um homem que trabalha para a polícia e usa suas habilidades para solucionar um crime no passado.

    Se você nunca viu Efeito Borboleta, saiba que está disponível tanto no catálogo do Amazon Prime Video quanto no da HBO Max.

    Efeito Borboleta
    Efeito Borboleta
    Data de lançamento 23 de julho de 2004 | 1h 53min
    Criador(es): Eric Bress, J. Mackye Gruber
    Com Ashton Kutcher, Amy Smart, Elden Henson
    Usuários
    4,5
    Assista agora em Max
    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top