Um dos personagens mais conhecidos do cinema brasileiro, o Capitão Nascimento de Wagner Moura também é um figurão nas bilheterias e Tropa de Elite conquistou um feito importante: a sequência foi ainda MELHOR que o filme original. Lançado em 2007, o primeiro longa arrecadou mais de R$ 20 milhões de bilheteria e levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas – e a continuação conseguiu superar.
Em 2010, Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro, também dirigido pelo premiado José Padilha, superou o sucesso e arrecadou cerca de R$ 110 milhões em bilheteria – além de ter levado mais de 10 milhões aos cinemas enquanto esteve em cartaz. A aclamação veio não só nos números, mas também nas críticas: a continuação recebeu mais elogios dos espectadores.
No Rotten Tomatoes, que reúne avaliações de veículos internacionais, Tropa de Elite 2 tem 91% de aprovação dos críticos, enquanto o primeiro filme tem 51%. No AdoroCinema, as duas produções são sucesso absoluto, tanto na crítica especializada, quanto na avaliação do público, que deixou uma média de 4,5 estrelas (de 5), para os filmes.
Nesse contexto, vale lembrar ainda que o filme de 2007 provavelmente teria números ainda maiores em bilheteria não fosse o vazamento criminoso antes do lançamento – pirateado, o longa foi parar em DVDs e estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham assistido ao filme de forma ilegal (via G1).
Na época do lançamento do segundo filme, as medidas de segurança para evitar vazamentos foram reforçadas e a popularidade do longa anterior, claro, impulsionou a sequência.