Próximo de alcançar os 350 milhões de dólares na bilheteria mundial, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é um fenômeno de público e crítica. A história de amadurecimento de Miles Morales cativou a audiência, que já espera ansiosa pelo terceiro filme da trilogia iniciada em 2019.
Enquanto a conclusão da narrativa não chega aos cinemas (faltam mais de seis meses), os fãs podem esperar por outra história protagonizada pelo super-herói de origem hispânica. Já anunciado há alguns meses, o curta The Spider Within: A Spider-Verse Story foi exibido nesta segunda-feira (12) no Festival Internacional de Cinema de Annecy.
Homem-Aranha - Através do Aranhaverso: Participação especial é mais importante do que apenas um easter-egg - e o motivo também tem raízes na vida realLonge da ação desenfreada do longa lançado no início do mês, o registro acompanha Miles lidando com questões relacionadas à saúde mental. Através dos recursos visuais cada vez mais inventivos, a história mostra o jovem sofrendo um ataque de ansiedade ao se sentir sobrecarregado com as responsabilidades cada vez mais intensas - trabalhos e exames escolares, relacionamentos, seu comprometimento em proteger a cidade e muito mais. De acordo com o Deadline, seus medos se manifestam como uma figura sombria que representa seu alter ego, assim como aranhas imaginárias que surgem em seu quarto.
Fruto do programa de mentoria conjunta da Sony Pictures Animation e da Sony Pictures Imageworks chamado Leading and Empowering New Storytellers (LENS), o projeto surgiu com o desejo de desenvolver artistas pertencentes a grupos sub-representados. “No mundo pós-pandemia, senti que tinha muitos traumas. Acho que muitos de nós os tivemos”, disse o diretor Jarelle Dampier durante o painel do estúdio no festival. “Uma das grandes coisas que parecia vir à tona foi a ansiedade.”
Ele continua: “O dia em que me ofereceram este trabalho para dirigir este filme, tive o maior ataque de pânico de que me lembro na minha vida. Passei a noite no hospital. Fiquei tão empolgado e feliz com a oportunidade, mas todo o meu corpo desligou”, continuou ele. “Eu queria explorar isso e abrir a porta para algumas conversas de cura para todos.”
Gwen Stacy é uma jovem trans? Teoria sobre heroína de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso faz MUITO sentido (e seria lindo!)Ao The Wrap, o cineasta ainda abordou os elementos de terror apresentados no filme. “Meu gênero favorito é o terror. Acho que é o envelope perfeito para dar ótimas mensagens, especialmente para o público mais jovem, e acho que é algo que meio que evitamos por muito tempo”, refletiu. “Mas acho que se você pegar um personagem que as crianças realmente amam e colocar esse personagem em uma situação emocionante, acho que eles ganham muito com isso. Eu digo crianças, mas na verdade estou falando de todos nós. Estou falando do garoto dentro da gente, sabe o que eu quero dizer? A capacidade de usar algo assustador com algo que amamos, acho que essa é a combinação para conseguir os pontos, furar a bolha no filme.”
Sobre alguns easter-eggs do curta e também sobre a janela de lançamento, o diretor disse estar entusiasmado para compartilhar algumas informações, mas vai esperar o lançamento do projeto ao público. “Coisas emocionantes estão chegando e nós informaremos tudo o mais rápido possível”, disse Dampier.
Ainda não há previsão de estreia para The Spider Within: A Spider-Verse Story, muito menos a plataforma em que será lançado.