Sucesso de bilheteria em poucos dias de estreia, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso caiu nas graças do público e da crítica especializada ao apresentar a jornada de amadurecimento de Miles Morales. Parte de uma grande história envolvendo outras Pessoas-Aranha, há diversos subtextos e referências no projeto animado.
Uma das teorias que tem deixado os fãs extremamente curiosos nas redes sociais tem relação com Gwen Stacy (Hailee Steinfeld). De acordo com essas teses, a heroína é uma mulher trans. A ideia se conecta não apenas à história da personagem, mas também por alguns easter-eggs vistos em seu apartamento e as cores que compõem sua dimensão. Neste quesito, apesar de ser uma representação dos sentimentos da personagem, há um longo trecho em que as cores da bandeira trans ficam em evidência durante a narrativa.
Homem-Aranha - Através do Aranhaverso: Cena mais hilária do filme foi criada por um adolescente de 14 anosGwen passa todo o seu arco sofrendo por não ser aceita pelo pai. O fato de ser a Mulher-Aranha daquele universo e sofrer com a desaprovação do pai - e isso fundamenta todo o seu monólogo sobre a dificuldade de esconder sua verdadeira identidade -, pode funcionar como uma alegoria de sua jornada descobrindo-se como uma pessoa trans.
Outro ponto destacado pelo público está em seu quarto. Há uma banner em cima da porta com as cores da bandeira trans, azul, rosa e branco. Nela, os dizeres "Proteja crianças trans" estão em destaque. Ainda há um broche na jaqueta de seu pai que parece ser a mesma bandeira. A blusa aparece quando ele finalmente a aceita como Mulher-Aranha.
"Ela representa diferentes maneiras de ser um herói": Issa Rae revela importância da Mulher-Aranha em Através do Aranhaverso (Entrevista)Enquanto os diretores e produtores do filme não confirmam ou desmentem a teoria, é possível que a resposta para essa dúvida surja na conclusão da trilogia, em Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, ou em um potencial spin-off da franquia, focado nas Mulheres-Aranha.
Esse momento seria muito importante para a representatividade de pessoas LGBTQIAP+ no universo dos super-heróis, ainda mais em um filme de longo alcance. E mesmo que essa teoria não se confirme lá na frente, esse aceno à comunidade queer é sempre muito bem-vindo.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso segue em cartaz nos cinemas brasileiros.