Com alguma frequência, notícias de cancelamentos de séries queridas pelo público tornam a Netflix assunto de muitos comentários nas redes sociais – basta se lembrar do caso Warrior Nun, por exemplo –, mas o streaming agora “inovou” no tipo de cancelamento e sequer vai tirar do papel a adaptação de A Seleção, série literária teen amada pelo público.
Publicado em 2012, o primeiro livro de A Seleção se tornou um best-seller e, em 2020, a Netflix anunciou a compra dos direitos da história para a produção de um filme. Após três anos em desenvolvimento e sem notícias mais concretas sobre o projeto, veio a confirmação: o streaming desistiu da obra, mas não vai ceder os direitos autorais por enquanto.
A informação veio de Kiera Cass, autora da saga literária original, em postagem publicada em seu site oficial. Confira na íntegra:
“Bem, amigos, é hora de oficializar: a Netflix não fará o filme de A Seleção. Embora eles ainda mantenham os direitos do filme por mais alguns anos, não há mais planos de produzir um longa ou série.
Todos vocês esperaram tanto, e eu gostaria de poder dar notícias melhores. Quero agradecê-los, de qualquer forma. Seu apoio e entusiasmo foram incríveis, mesmo com uma espera que durou mais de uma década, em várias tentativas de levar A Seleção às telas. E quero que saibam que não há mais nada que vocês poderiam ter feito para que isso acontecesse. Vocês foram perfeitos.
Claro, se alguma coisa mudar, avisarei vocês. Por enquanto, não há filme de A Seleção.”
Filme de A Seleção foi cancelado?
Além da frustração com a notícia do cancelamento, muitos fãs questionaram a decisão da Netflix de segurar os direitos autorais por mais alguns anos, como informou Kiera Cass. Por enquanto, o streaming não deu informações oficiais sobre o assunto, mas sabe-se que não é incomum que algumas obras sejam engavetadas antes de verem a luz do dia.
Em janeiro, a Variety noticiou o cancelamento de As Sete Mortes de Evelyn Hardcastle, série baseada na obra literária original de Stuart Turton. Também foi o autor quem deu a notícia aos fãs. “A Netflix cancelou seus planos de fazer uma adaptação para a televisão de 'Sete Mortes'. Estamos procurando outro lar para ele, mas o foco no momento é garantir que esteja brilhante quando chegar”, escreveu (via Variety).
Qual é a história de A Seleção?
Enquanto muitas garotas sonham em ser princesas, a protagonista America Singer acabando topando – meio sem querer – se inscrever em um processo chamado Seleção, em que diversas jovens disputam o coração do príncipe Maxon. Para isso, as candidatas precisam deixar suas vidas para trás e viver no palácio seguindo regras rígidas.
Revoltada com essa situação, America não são adapta muito bem às regras – mas tudo muda quando ela se aproxima de Maxon e conhece uma realidade que não imaginava.