Um fato interessante que a maioria dos fãs da Disney não percebe sobre a criação de suas animações é que, ao longo dos anos, algumas figuras conhecidas de Hollywood serviram de inspiração para a aparência e maneirismos dos personagens. É o caso de Marge Champion, atriz dos anos 30 que inspirou a fisionomia da primeira princesa do estúdio em Branca de Neve e os Sete Anões. Posteriormente, ela serviu como modelo para a Fada Azul em Pinóquio.
Mais dois casos são encontrados em A Pequena Sereia. Estamos falando do desenho de 1989, e não do live-action estrelado por Halle Bailey e recém-lançado nos cinemas. Você consegue identificar a semelhança entre Ariel e Alyssa Milano? A ex-estrela de Charmed foi a base para a filha do rei Tritão. Na época em que os animadores começaram a dar forma à Ariel, Alyssa era uma estrela em ascensão na sitcom Who's the Boss. Eles copiaram a estrutura do rosto dela, embora tenham optado por cabelos ruivos em vez das madeixas castanhas da atriz.
Ariel não foi a única personagem de A Pequena Sereia baseada em uma pessoa real. A vilã da história, Úrsula, foi inspirada em uma drag queen extremamente popular na década de 1970: Divine. Ela nunca foi capaz de se ver no filme, pois faleceu em 1988, pouco antes de seu lançamento em 1989. Para o remake, Melissa McCarthy confessou que revisitou o trabalho de Divine, especificamente o longa Pink Flamingos.
Outro nome de peso que a Disney usou como referência foi Tom Cruise. Originalmente, Aladdin não era tão bonito. No entanto, quando os funcionários da Casa do Mickey decidiram que o herói precisava ser mais atraente, eles o redesenharam a partir da imagem do astro de Top Gun – e também de alguns modelos da Calvin Klein.
Jasmine, por sua vez, foi espelhada na atriz Jennifer Connelly. Ainda que a princesa tenha origem árabe, a semelhança física é facilmente identificável.