Guardiões da Galáxia Vol. 3 mudou o gênero de um de seus personagens e algumas pessoas não estão satisfeitas com essa decisão tomada por James Gunn. O cineasta dirigiu e escreveu o o roteiro do terceiro e último episódio da equipe liderada por Star-Lord/Peter Quill (Chris Pratt), conforme apresentado em Guardiões da Galáxia. Portanto, quem melhor do que ele para responder o motivo por trás dessa mudança.
Estamos falando de Cosmo, a cadela com poderes telepáticos interpretado por Maria Bakalova. Ela é uma habitante de Sapiential, um lugar onde os Guardiões estabeleceram sua base e onde vivem muitos habitantes. Nos quadrinhos, esse personagem é do sexo masculino. Gunn decidiu torná-la feminina no MCU.
James Gunn escolhe as 5 melhores adaptações de histórias em quadrinhos da história do cinema (e não há nenhum filme do Universo Cinematográfico Marvel)"Por que você fez do Cosmo uma fêmea quando ele sempre foi conhecido como um cara legal?", pergunta um usuário no Twitter. "Porque Cosmo é baseado em Laika, o cão russo, que era uma fêmea, então mudei o gênero novamente", diz o diretor.
Gunn está se referindo a Laika, a cachorra que a União Soviética enviou ao espaço em 1957, tornando-se o primeiro ser vivo da história a orbitar a Terra. Ela também foi o primeiro a morrer no espaço.
A resposta de Gunn atraiu a reação de um usuário que ficou irritado com a mudança: "Mas não faz sentido que você tenha mudado. Mantê-lo não era impreciso porque na história em quadrinhos ele é um cachorro. Não faz sentido mudar isso. Na história em quadrinhos original, ele era um cachorro. Você não está mudando de volta porque ele nunca foi um cachorro."
Ao que Gunn respondeu:
Prefiro prestar homenagem ao verdadeiro cachorro que morreu no espaço. Cosmo não teria existido sem Laika. A propósito, mudei Mantis, Drax, Alto Evolucionário e outros de humanos para alienígenas, o que parece ser uma mudança maior. Por que isso te incomoda tanto?
Guardiões da Galáxia Vol. 3 não é a estreia de Cosmo. A personagem já apareceu em Guardiões da Galáxia, a primeira parte da trilogia, na guarda de O Colecionador (Benicio del Toro).
Com mais de US$ 536 milhões arrecadados em todo o mundo, Guardiões da Galáxia Vol. 3 se tornou o segundo filme de maior bilheteria de 2023, atrás apenas de Super Mario Bros. Esse último já ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão. Será que o final de Guardiões da Galáxia conseguirá o mesmo feito?