Portador da espada Ferroada e destruidor do Um Anel, Frodo Bolseiro é o verdadeiro herói de O Senhor dos Anéis, tendo deixado sua vida pacata no Condado para salvar toda a Terra-média. Mas você sabia que o personagem eternizado por Elijah Wood na trilogia de Peter Jackson não recebeu seu nome por acaso?
O britânico J.R.R. Tolkien foi um romancista e entusiasta da linguística. Portanto, a maioria das figuras que aparecem em sua obra literária são batizadas com algum embasamento. Frodo Bolseiro, por exemplo, é chamado de Frodo Baggins na versão original.
No inglês arcaico, que Tolkien dominava perfeitamente, "fród" significa “sábio por experiência”. Isso se encaixa perfeitamente na épica jornada de Frodo, que se torna uma pessoa completamente diferente depois de jogar o anel de Sauron na Montanha da Perdição. Se a princípio era apenas um Hobbit que gostava de tirar cochilos na sombra das árvores ou de fumar seu cachimbo em paz, no fim de O Retorno do Rei ele é um grande conhecedor da Terra-média, de seus povos e das forças do mal.
Quanto ao sobrenome Baggins, sua tradução para a língua inglesa pode ser “comer entre as refeições” ou “mordiscar”. Mais uma vez, a definição dialoga de perto com a trama de Frodo, já que um dos traços mais marcantes dos Hobbits é o apetite insaciável. Vale lembrar que eles fazem seis refeições por dia (e sete no cinema).
Nos primeiros rascunhos de O Senhor dos Anéis, a história seria mais leve, e Frodo se chamaria Bingo Bolger-Baggins. A ideia foi rapidamente abandonada por Tolkien quando a narrativa ganhou ares mais sérios e sombrios.
Deve-se reconhecer, porém, que a icônica frase proferida por Samwise Gamgee (Sean Astin) a Frodo teria ficado bem mais engraçada antes da mudança de nome: “Há coisas boas neste mundo, Sr. Bingo, e devemos lutar por isso!”