Em 2002, estreava nos cinemas um dos filmes de terror mais populares das últimas décadas: O Chamado. Protagonizado por Naomi Watts, na trama, acompanhamos a jornada de Rachel Keller, uma jornalista que decide investigar a misteriosa morte de sua sobrinha, após a jovem assistir a uma fita de vídeo amaldiçoada.
Se nesta quinta-feira (27) chega às grandes telas o quarto capítulo da trajetória de Samara, pode ser que as coisas não sejam tão simples assim. Para quem não sabe, O Chamado 4: Samara Ressurge, na verdade, poderia ser conhecido como O Chamado 9 - e o AdoroCinema te explica o motivo. Confira abaixo:
O CHAMADO 4 PERTENCE À FRANQUIA JAPONESA
Para darmos início à explicação é preciso considerar que O Chamado nasceu no Japão, em 1991, mais especificamente nas páginas dos livros de Koji Suzuki, sob o título Ringu. Em 1998, os escritos foram adaptados para as telas dos cinemas japoneses, surgindo a franquia que, mais tarde, daria origem ao remake norte-americano que todos nós conhecemos.
Se através dos anos os Estados Unidos nos apresentaram sequências como O Chamado 2 e O Chamado 3, a franquia japonesa foi ainda além, gerando uma série de nove filmes que culminou em Sadako DX - esse, conhecido no Brasil como O Chamado 4: Samara Ressurge.
O grande ponto deste texto é que o filme que conhecemos como O Chamado 4 não pertence à saga estadunidense. Como dito anteriormente, ele é o longa-metragem Sadako DX, lançado no Japão em 2022. Logo, se considerarmos que a obra não é uma continuação direta da série norte-americana, chamá-la de O Chamado 4 acaba sendo uma jogada de marketing para torná-la mais atrativa no Brasil - mais ou menos como foi feito com Esqueceram de Mim 3; lembra?
Para os interessados, em solo japonês, a ordem de lançamento dos longas-metragens é a seguinte:
Ringu (1998)
Rasen (1998)
Ringu 2 (1999)
Ringu Zero: Bāsudei (2000)
Sadako 3D (2012)
Sadako 3D 2 (2013)
Sadako Vs. Kayako (2016)
Sadako (2019)
Sadako DX (2022)
Como está a Samara de O Chamado hoje? Atriz sumiu das telas e se envolveu em caso policial