Que a lista de animações da Disney é recheada de produções inesquecíveis todo mundo já sabe e, embora já estejamos acostumados com filmes mais recentes como Frozen e Viva - A Vida é Uma Festa, há muitas outras joias escondidas por aí que merecem o mesmo reconhecimento.
Um deles é Bernardo e Bianca, desenho que foi um marco na história do estúdio após a morte de Walt Disney. Em 1977, quando foi lançado, o filme foi considerado pela crítica como o filme que deixou claro que a empresa era muito maior do que a figura de seu criador.
Bernardo e Bianca tem uma das melhores vilãs da Disney
Antes de mergulhar em Bernardo e Bianca, é preciso voltar a 1961, quando estreou o icônico 101 Dálmatas, cujo tipo de animação não agradou Walt Disney. Com um traço muito menos “perfeito” e vestígios de rascunhos anteriores, o longa se tornou um sucesso e o estúdio decidiu manter o estilo.
Pois bem, Bernardo e Bianca continuou com essa linha e veio com uma animação tradicional, mas com um charme pouco visto em tempos posteriores – o que faz sentido, se considerarmos que, assim como 101 Dálmatas, a história aqui também se passa no mundo real. E se você acha que Cruella é uma vilã terrível, saiba que ela não perde muito para assustadora Madame Medusa.
A história de Bernardo e Bianca nos apresenta uma organização mundial comandada por ratos dedicados a lutar contra injustiças e a ajudar os menos favorecidos. Na trama, a ajuda é solicitada por Penny, uma menina sequestrada do orfanato onde mora e forçada a encontrar um diamantes para a Madame Medusa.
O objetivo da vilã é enriquecer em sua casa de penhores e, para isso, conta com a ajuda de dois enormes crocodilos de estimação. Sem escrúpulos, Medusa inferniza a vida de Penny, que está apenas tentando encontrar uma família. Nessa situação, entram em jogo Bianca e Bernardo, os dois ratinhos encarregados de resgatar a menininha de seu cativeiro.
O filme combina situações extravagantes, aliadas ao humor e ao drama que a Disney sabe fazer e o resultado é um filme que te cativa do começo ao fim – mais do que isso, conta com personagens tão engraçados quanto obscuros.
Onde assistir Bernardo e Bianca?
Se você já conhecia (mas tinha esquecido!) desse clássico ou se ainda não assistiu, pode fazer isso agora mesmo: Bernardo e Bianca está disponível no catálogo do Disney+.