A Disney finalmente apertou o botão da inclusão? Parece que sim, se tomarmos como exemplo a escolha de Halle Bailey, uma jovem negra, para o papel de Ariel no live-action de A Pequena Sereia. Apesar do impacto positivo que essa escalação tem para crianças que nunca se viram representadas, a atriz recebeu muitas críticas nas redes sociais e até comentários racistas.
Algo semelhante está acontecendo com o remake de Lilo & Stitch – e não apenas pelo fato de os atores selecionados terem o tom de pele mais claro do que na animação. Desde que surgiram rumores sobre a mudança de gênero de um dos personagens principais, uma onda de reclamações estourou no Twitter e no TikTok. Estamos falando do agente Cobra Bubbles, que seria uma mulher na nova versão e ganharia outro nome: Sra. Kekoa.
Nesta quarta-feira (19), foi confirmado pelo portal Deadline que Courtney B. Vance (Lovecraft Country, The People v. O. J. Simpson: American Crime Story) vai dar vida a Bubbles. No entanto, segundo portais americanos e insiders, Jolene Purdy estava cotada para o papel.
Para os que não se lembram, ela interpretou Stephanie Hapakuka em Orange is the New Black, além de ter participado de sucessos como WandaVision e The White Lotus. Sim, Jolene encarnou a funcionária da 1ª temporada que está no final da gravidez e decide esconder isso do gerente do resort, Armond (Murray Bartlett).
A suposta descrição da personagem obtida pela mídia dizia o seguinte: “Uma assistente social, uma mulher prática, gentil e paciente que se comunica regularmente com Nani. Ela vê que a moça está lutando para não afundar enquanto cuida de sua irmã mais nova. No entanto, ela não pode deixar de ficar alarmada com o que encontra na casa, desconcertada ao pensar que a jovem Lilo não está recebendo a supervisão de que precisa. Mais tarde, a Sra. Kekoa não tem escolha a não ser encontrar uma família adequada.”
Se você é fã do desenho de 2002, certamente recorda que Cobra Bubbles é um sujeito bastante peculiar que bate à porta de Nani para verificar as condições em que Lilo vive. Ele é careca, extremamente forte, usa terno e óculos de sol, além de ser mal-encarado. Por trás da fachada, ele é um agente da CIA que investiga alienígenas após ter se envolvido com eles em um incidente em Roswell, em 1973.
Sem data de estreia definida, Lilo & Stitch vai desembarcar diretamente no catálogo do Disney+. No elenco estão Maia Kealoha (Lilo), Sydney Agudong (Nani) e Kahiau Machado (David). Os três têm raízes havaianas como Dwayne Johnson, que vai estrelar o recém-anunciado live-action de Moana. Para completar vem Zach Galifianakis, cujo papel ainda é um completo mistério.