As franquias são as verdadeiras rainhas das bilheterias. Desde Avatar, passando pelas parcelas do Universo Cinematográfico Marvel e os remakes live action dos clássicos da Disney, até outras sagas como Velozes e Furiosos e Harry Potter; a lista dos filmes de maior bilheteria da história está cheia deles. Dos 50 títulos mais vendidos, apenas um não é uma franquia.
É preciso ir ao quarto lugar na lista de filmes de maior bilheteria da história — depois de Avatar, Vingadores: Ultimato e Avatar: O Caminho da Água — para encontrá-lo. Este é Titanic, o filme dirigido por James Cameron e estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet que estreou nos cinemas em 1998 e arrecadou mais de dois bilhões de dólares em todo o mundo.
Descendo a lista, não chegamos a outro projeto sem franquia até o número 68: Bohemian Rhapsody, a cinebiografia de Freddie Mercury, arrecadou mais de 910 milhões de dólares em todo o mundo. Logo atrás está A Batalha do Lago Changjin, com mais de 902 milhões em receita bruta.
Embora seja verdade que existem títulos como O Rei Leão, A Bela e a Fera e Aladdin entre a primeira posição da lista e a quinquagésima, eles são remakes live action dos clássicos da Disney. A versão animada de 1994 de O Rei Leão, o filme original, está em 55º lugar.
Outros exemplos: Coringa, que está no número 26, pertence ao Universo DC e sua sequência Coringa: Folie à Deux acaba de ser filmada. Zootopia, que está no número 46, faz parte de uma franquia após a estreia no Disney+ de sua série de TV e sua recém-anunciada sequência Zootopia 2.
Por fim, esta lista dos filmes de maior bilheteria da história não é perene e sofre mudanças ao longo do tempo.