Russell Crowe é lembrado até hoje pelo seu papel no clássico Gladiador (2000), onde ele interpretou o protagonista Maximus e recebeu um Oscar pela sua atuação. Mesmo não gostando de filmes de terror, o ator é a estrela de O Exorcista do Papa, interpretando o padre Gabriele Amorth no filme que está nos cinemas brasileiros.
Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o diretor Julius Avery deixou claro que não estava interessado nas convenções de filmes de exorcismo e queria apresentar Amorth como um poderoso caçador de demônios, quase como "uma espécie de super-herói".
"Se você está entrando nisso para ver um filme biográfico sério, vai sair muito desapontado. Essa nunca foi a intenção do filme, e provavelmente tem mais em comum com Indiana Jones do que com O Exorcista original".
Julius Avery ainda aproveitou para tirar onda com a escolha de Russell Crowe como protagonista de O Exorcista do Papa. "Russell vai me odiar por dizer isso, mas quem não quer ver o Gladiador enfrentar o Diabo?", brinca com o papel mais famoso do ator.
"Medo de Satanás? É ele que deve ter medo de mim": Exorcista do Papa na vida real morreu em 2016 e deixou afirmações polêmicasNa mesma entrevista, o diretor ainda continuou falando sobre Crowe. "Ele está interpretando o personagem do Padre Amorth, que era um cara muito engraçado na vida real. Ele usava muito humor contra os demônios e o Diabo, e uma de suas frases favoritas era “O Diabo não gosta de piadas”. Então, Russell realmente queria incorporar o espírito do padre Amorth. Embora este não seja um filme biográfico sério ou um documentário, ele ainda queria se firmar naquele personagem da vida real, e acho que isso realmente aparece na tela. Russell é muito conhecido como um ator sério, então ver o lado mais divertido, amável e caloroso dele é algo que eu acho que as pessoas vão adorar".
Qual é a história de O Exorcista do Papa?
O Exorcista do Papa é inspirado nos arquivos reais do Padre Gabriele Amorth, que realizou mais de 100 mil exorcismos em sua vida e faleceu em 2016 aos 91 anos, e detalhou suas experiências lutando contra demônios que agarraram e possuíram as pessoas com seu mal. O filme é um retrato do personagem real, e acompanha Amorth (Russell Crowe) enquanto ele investiga a terrível possessão de um menino e acaba descobrindo uma conspiração secular que o Vaticano tentou desesperadamente proteger e manter no esquecimento.
"Enredo conspiratório": Exorcistas do Vaticano criticam novo filme de Russel Crowe por levantar dúvidas sobre a instituição religiosa