Steven Spielberg é uma figura presente no cinema desde a década de 1970, experimentando uma grande variedade de gêneros. Ficção científica, aventura e ação: sua filmografia inclui também musicais, comédias e filmes de terror. Dificilmente existe um gênero que ele não seja capaz de dar vida com imagens incomparáveis.
Porém, foi no reino da fantasia que Spielberg atingiu seus limites em 1991. Ele ainda não está satisfeito com a sequência de Peter Pan, Hook, como indicou várias vezes nos últimos anos. O filme é estrelado por Robin Williams, Julia Roberts e Dustin Hoffman e ainda vale a pena ver.
A Cor Púrpura é o filme pelo qual Spielberg abriu mão de seu salário: Um polêmico longa-metragem que detém um recorde impossível de bater há 40 anosDo que se trata Hook?
Ao contrário de muitas outras histórias de Peter Pan, Hook se passa muitos anos após a primeira viagem a Terra do Nunca. Peter (Robin Williams) virou as costas para o mundo fantástico. Agora, ele é pai, marido e advogado. As lembranças de sua infância tornam-se cada vez mais borradas em memórias nebulosas.
Contudo, o desagradável Capitão Gancho (Dustin Hoffman) continua irritado com os acontecimentos do passado. Afinal, um detalhe relevante sobre a rivalidade dos dois é que Gancho perdeu a mão lutando contra o menino. Um crocodilo faminto a comeu. Então, Gancho busca vingança e sequestra os filhos de Peter, levando Peter a retornar a Terra do Nunca.
Em teoria, Hook é perfeito para Spielberg. Adultos e crianças seriam atraídos para uma história emocionante que imaginação e a fantasia são postas à prova. No entanto, ele está apenas parcialmente contente com o filme finalizado. Como conta o site Den of Geek, Spielberg disse o seguinte sobre o longa em 2018:
Eu me senti como um peixe fora d'água. Não tinha confiança no roteiro, apenas no primeiro ato e no epílogo, mas não em todo o resto do filme. Eu não sabia exatamente o que estava fazendo e tentei mascarar minha insegurança com valores de produção. Quanto mais inseguro eu ficava, maiores e mais coloridos se tornavam os cenários.
Por mais crítico que Spielberg seja de seu próprio trabalho, Hook encontrou muitos fãs ao longo dos anos. Por fim, mas não menos importante, ele apresenta uma das melhores atuações de Robin Williams, que se encaixa perfeitamente no papel do adulto Peter Pan.