Mais de dez anos após fazer parte intrínseca das grandes bilheterias de Hollywood, filmes de super-herói talvez estejam vivendo um forte momento crítico diante dos fãs. Os dois grandes nomes responsáveis por alimentar esse tipo de filme são conhecidos por sua rivalidade em outras mídias, como é o caso da Marvel e da DC.
Apesar de serem claramente concorrentes, o relacionamento entre as empresas é mais íntimo do que muitos imaginam. Naturalmente, há um respeito entre ambas, mas também há trocas, referências e inspirações que flutuam entre elas, dos quadrinhos aos cinemas.
"Cansativo": James Gunn acredita na saturação dos filmes de super-heróis, mas rejeita senso comumUma prova de que as editoras foram e talvez ainda sejam capazes de colaborar entre si está em famosos crossovers nos universos das HQs, em que personagens de ambas se encontram, se estranham e acabam lutando em conjunto para derrotar um inimigo comum.
Há poucos anos, James Gunn, que já estava com créditos em ambos os estúdios, deixou claro que chegou a sugerir uma união nos cinemas, mas que a probabilidade era baixa. “Eu conversei casualmente com os poderosos da Marvel e DC sobre isso [crossover]. Adoraria se acontecesse. Não acho que seja provável, mas também não é impossível. DITO ISSO, ver crossovers e misturas constantemente é menos encantador para mim do que uma história forte”, disse ele em resposta a um fã, em 2021.
Agora, o cineasta que encerra sua parceria com a Casa das Ideias para mergulhar de vez no universo de Batman, Superman e Liga da Justiça, retomou o assunto com uma outra abordagem.
“Tenho certeza de que é mais provável agora que estou no comando [na DC] ”, disse o realizador à Empire durante uma entrevista sobre Guardiões da Galáxia Vol. 3. "Quem sabe? Só não espere nada nessa frente no futuro imediato. Mas ainda faltam muitos anos. Acho que temos que estabelecer o que estamos fazendo [na DC] primeiro. Eu estaria mentindo se dissesse que não discutimos isso. Mas todas as discussões foram muito, muito leves e divertidas.”
Novo chefão da DC, James Gunn assume que aprendeu muito com a Marvel, mas que Superman: Legacy terá "vibe" diferenteCom o conceito de multiverso explorado tanto pela Marvel, como pela DC, essa união nas telinhas ou telonas poderia apresentar uma aventura totalmente despretensiosa, mas recheada de possibilidades narrativas. Quem não acharia graça em ver o Homem-Aranha conhecendo o Besouro Azul ou assistir a Liga da Justiça lutando lado a lado com os Vingadores?
Enquanto as possibilidades estão apenas no ar, a última aventura dos Guardiões se aproxima. O longa chega aos cinemas brasileiros em menos de um mês e, de acordo com Gunn, será uma emocionante despedida dessa formação da equipe e de alguns personagens também. A estreia acontece em 4 de maio.