Keanu Reeves é uma das maiores estrelas de Hollywood e está de volta à principal franquia de ação da atualidade em John Wick 4: Baba Yaga, sequência em exibição nos cinemas brasileiros. É verdade que os filmes da saga priorizam as cenas de ação e não necessariamente os diálogos profundos. Pensando nisso, você sabia da quantidade impressionante de palavras que o ator disse durante quase três horas do quarto capítulo?
Enquanto a recompensa por sua cabeça aumenta de preço rapidamente, John Wick terá que superar os adversários mais mortais e violentos do submundo, enfrentando a Alta Cúpula de Nova York a Paris, de Osaka a Berlim. Em John Wick 4, o protagonista descobre um caminho para derrotar a Alta Cúpula, mas antes que possa ganhar sua liberdade, deve enfrentar um novo inimigo com poderosas alianças, o implacável chefe do submundo Marquês de Gramont (Bill Skarsgård).
John Wick 4: Por que deram apelido bizarro ao personagem de Keanu Reeves? Significado é mais profundo do que pareceQuantas palavras Keanu Reeves diz em John Wick 4?
Segundo artigo do The Wall Street Journal, o assassino interpretado por Keanu Reeves diz apenas 380 palavras em 103 linhas de diálogo durante John Wick 4: Baba Yaga, que tem quase três horas de duração (mais precisamente 2 horas e 49 minutos) – número considerado baixo para o protagonista de uma franquia de sucesso. O relatório ainda aponta que praticamente um terço de seus diálogos são compostos por uma única palavra.
Em comparação com o primeiro filme, John Wick - De Volta ao Jogo (2014), Keanu Reeves disse um total de 484 palavras no original, o que também supera o número do quarto filme – levando em conta principalmente sua duração, pois a produção de 2014 tinha duração curta de 1 hora e 41 minutos, nada comparado com as quase três horas do novo capítulo.
Esses diálogos limitados de John Wick foram planejados. Ao Wall Street Journal, o diretor Chad Stahelski disse que Keanu Reeves retirou cerca de metade dos diálogos escritos para seu personagem no roteiro inicial, parte de uma fixação que os cineastas tinham em mostrar, não em contar. No final das contas, o ator reatribuiu a exposição necessária do enredo a outros personagens coadjuvantes da trama.
“É um choque quando você trabalha com ele como ele é dedicado a não falar”, disse o co-roteirista Michael Finch. Para se ter uma noção de tudo isso, o diálogo mais longo de John Wick no quarto filme é apenas uma frase. "Você e eu deixamos uma boa vida para trás há muito tempo, meu amigo", diz o protagonista a seu amigo Shimazu Koji (Hiroyuki Sanada), líder do Osaka Continental Hotel. O mais impressionante é que cerca de 10% das falas de Keanu Reeves em John Wick 4 aparecem no trailer da produção. Inclusive, o personagem fala mais neste material do que nos primeiros 25 minutos do próprio filme.
John Wick 4: Baba Yaga está em exibição nos cinemas brasileiros.