Robert Pattinson tem se mostrado um ator capaz de dar vida aos mais variados projetos. Com sucessos no currículo como Batman, O Farol, O Diabo de Cada Dia e mais, em 2020, ele estrelou um filme que impressionou tanto Denis Villeneuve que o diretor retornou ao cinema diversas vezes para revê-lo; Tenet.
O longa de Christopher Nolan é uma mistura de ação com ficção científica em que seu protagonista, interpretado por John David Washington, é recrutado por uma organização misteriosa, chamada Tenet, para participar de uma missão de escala global. Com a ajuda de Neil (Pattinson), eles precisam impedir que Andrei Sator (Kenneth Branagh), um renegado oligarca russo com meios de se comunicar com o futuro, inicie a Terceira Guerra Mundial. A organização está em posse de uma arma de fogo que consegue fazer o tempo correr ao contrário, acreditando que o objeto possa ter vindo do futuro.
Para Villeneuve, Tenet é um filme muito complexo, mas também uma verdadeira explosão emocional para os espectadores. Durante uma entrevista para o The Playlist, em outubro do ano passado, o cineasta canadense não poupou palavras para elogiar Nolan:
Fiquei maravilhado com Tenet. Acho que é uma obra-prima. Acho o filme uma conquista cinematográfica incrível. É muito complexo. Eu me diverti muito, assisti várias vezes e todas elas foram uma explosão. O nível de maestria de Christopher Nolan é incomparável.
Fã assumido do diretor britânico, Villeneuve, em mais de uma ocasião, afirmou se inspirar no trabalho do cineasta. Em 2017, ano em que Dunkirk foi lançado, Denis proferiu ao IndieWire as seguintes palavras:
Pegar conceitos intelectuais e levá-los para a tela é muito raro. A cada filme que ele [Nolan] faz eu admiro mais o seu trabalho.
Aos interessados, com uma bilheteria que arrecadou mais de US$ 365 milhões em todo o mundo, Tenet está disponível na HBO Max.
O subestimado filme da DC que inspirou Christopher Nolan completa dez anos de idade em 2023