Lançado em 15 de dezembro no circuito brasileiro, Avatar - O Caminho da Água mobilizou milhões de espectadores nos cinemas. Só no país, foram contabilizados R$ 219 milhões em bilheteria no final de janeiro, mantendo-se na liderança por várias semanas consecutivas.
O primeiro filme, Avatar, lançado em 2009, até hoje é considerado a maior bilheteria da história mundial, chegando na casa dos bilhões. Mas para muitos fãs, Avatar 2 chega a ser ainda mais atrativo — e desafiador. Um holandês, por exemplo, se comprometeu a assistir ao filme mais de 50 vezes, e logo ultrapassou a própria expectativa. Com a palavra, o próprio Rick Pratjé, holandês de Tilburg:
Imediatamente pensei que Avatar - O Caminho da Água era um ótimo filme e o vi 20 vezes em pouco tempo. A partir daí, foi lançado o desafio de ver este filme 50 vezes e por fim 100 vezes. E continuo descobrindo novos detalhes.
Segundo informações da Agência de Imprensa Holandesa, Rick Pratjé teria recebido uma mensagem de James Cameron durante sua centésima exibição. Não foi revelado qual era a natureza da mensagem, mas acredita-se que ele tenha recebido os calorosos agradecimentos do diretor.
100 vezes o mesmo filme no cinema? Longe de ser um recorde
O filme dura 3h12, são 13 dias e 8 horas inteiras que Rick dedicou ao último filme de James Cameron. Um tempo significativo, porém distante dos recordes vigentes no mundo. Se o francês Arnaud Klein entrou para o Livro dos Recordes por ter assistido 204 vezes ao filme Kaamelott (cujo diretor Alexandre Astier o parabenizou ao acompanhá-lo em uma das exibições), foi então destronado em 2021 por Ramiro Alanis: Este americano foi ver Homem-Aranha: Sem volta Para Casa 292 vezes.
De qualquer forma, podemos dizer que esses espectadores contribuíram em grande parte para o relativo sucesso dessas obras, embora no caso de Rick Pratjé, seu esforço pareça uma gota d'água no oceano de ingressos gerados por Avatar 2 com seus milhões de dólares em receita.