Titanic (1997) é um dos maiores clássicos do cinema, vencedor de 11 Oscar (de 14 indicações) e dono da terceira maior bilheteria da história atualmente. O final do filme de James Cameron rende discussões até hoje, com muitos afirmando que o personagem de Leonardo DiCaprio não precisava ter morrido ao final, pois aquela tábua era grande o suficiente para ele e para Kate Winslet. Mas será que realmente cabiam os dois?
Em comemoração ao aniversário de 25 anos da produção, o diretor James Cameron resolveu colocar em prática ele mesmo as teorias sobre o final, realizando um teste de ciência com atores equipados com sensores e colocados nas mesmas condições. Esse estudo foi conduzido por um especialista em hipotermia, e filmado para o documentário especial "Titanic: 25 Years Later With James Cameron" do National Geographic.
No vídeo, é demonstrado pelo teste que a prancha de madeira não suportaria o peso de duas pessoas para flutuar na água. Porém, segundo o diretor, existe um cenário onde Jack poderia sair com vida dessa situação: caso Rose tivesse tirado seu colete salva-vidas e dado a ele para protegê-lo do frio, existiria uma pequena chance de que o protagonista sobrevivesse até a chegada de ajuda. "Ele está estabilizado, explica Cameron. "Ele se encontra em uma situação em que, partindo dessa premissa, ele poderia ter resistido até a chegada do bote salva-vidas. Jack poderia ter sobrevivido, mas há muitas variáveis".
Por fim, James Cameron afirma que o final escolhido para Titanic segue completamente o pensamento do personagem de DiCaprio. "Acho que a lógica dele era: 'Não vou fazer nada que possa colocá-la em perigo'. E isso está totalmente de acordo com o personagem'. No final das contas, os resultados deste estudo com a presença do próprio diretor de Titanic comprova que Jack poderia ter tentado salvar sua vida vestindo o colete, mas não sem arriscar a vida de Rose. Então, ele teria escolhido conscientemente não tentar. Em outro cenário, a prancha de madeira não suportaria o peso dos dois protagonistas do filme.
Titanic: O detalhe bem-sucedido no final do filme que poucos perceberamQual é a história do clássico Titanic?
Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic – um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane), que está descontente com sua vida, se sentindo sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Porém, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue salvá-la e, por isso mesmo, é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo da mulher. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.
Em comemoração ao seu aniversário de 25 anos, Titanic será relançado nos cinemas brasileiros em 9 de fevereiro com uma versão 3D 4K HDR remasterizada.