A maioria das grandes franquias de filmes que fizeram história no cinema acabaram sendo ressuscitadas mais cedo ou mais tarde. A lista de exemplos é longa: aconteceu com Alien, Jurassic Park, Matrix, Ghostbusters e muitos outros.
Porém, existe uma franquia icônica de ficção científica que, além de mundialmente famosa, é considerada uma das melhores de todos os tempos e passou intacta pela era dos remakes e continuações. Entre 1985 e 1990, foram lançados três filmes que tiveram um bom desempenho e fizeram seus personagens entrarem para a história.
De Volta para o Futuro foi, é e será uma daquelas sagas que acionam o fator nostalgia de qualquer cinéfilo. A dupla formada por Marty McFly (Michael J. Fox) e Doc Brown (Christopher Lloyd) é uma das mais icônicas e queridas da indústria e seus filmes conseguiram cativar várias gerações por décadas. Tal é a influência da trilogia De Volta para o Futuro que chega a ser curioso que não tenha sido desenvolvido um quarto filme, continuação dos anteriores, ou pelo menos um remake.
Mas a realidade é que, pelo menos por enquanto, a trilogia permanece intacta: De Volta para o Futuro (1985), De Volta para o Futuro II (1987) e De Volta para o Futuro III (1990), todos dirigidos por Robert Zemeckis.
Haverá uma quarta parcela? A realidade é esta: Robert Zemeckis tem os direitos finais e não apenas não tem intenção de reviver a franquia, mas também está disposto a impedir qualquer tentativa que possa surgir.
Da mesma forma, o roteirista Bob Gale, co-criador dos filmes com Zemeckis, também reconheceu em várias ocasiões que não gostaria de ver nenhuma continuação da trilogia original. Ao The Times, ele afirmou:
Se fosse uma questão de dinheiro, faríamos De Volta para o Futuro IV. Eles nos ofereceram muito dinheiro para fazer isso. Mas já ganhamos muito dinheiro. Não arruinaríamos nossos filhos para ganhar mais dinheiro.