Na manhã desta terça-feira (24), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas levou ao público os filmes indicados ao Oscar 2023. Através de uma cerimônia apresentada pelos atores Allison Williams, Riz Ahmed e sem grandes surpresas; cinéfilos de todas as partes do mundo puderam conferir as obras que concorrerão à maior honraria da história do cinema.
Para quem gosta da mistura de drama com toques bem colocados de comédia, um dos grandes destaques da anunciação ficou por parte de Os Banshees de Inisherin, um longa-metragem que além de disputar o troféu de Melhor Filme, também buscará a estatueta dourada em outras 9 indicações.
Dito isso, confira abaixo tudo sobre o filme que promete ser um dos grandes nomes do Oscar 2023:
Oscar 2023: Onde assistir aos filmes indicados?QUAL É A HISTÓRIA DE OS BANSHEES DE INISHERIN?
Na trama, Pádraic e Colm são melhores amigos de longa data e vivem em uma ilha remota na costa oeste da Irlanda. Embora os dois tenham uma amizade longínqua, eles se encontram em um impasse quando um deles abruptamente rompe o relacionamento.
Desta forma, Colm anuncia que não deseja mais que Pádraic fale com ele, insistindo que cortará um dos seus próprios dedos sempre que esse pedido for violado. Apesar da proclamação absurda e completamente unilateral, Pádraic está determinado a salvar o relacionamento de ambos.
Com direção e roteiro assinados pelo talentosíssimo Martin McDonagh (Três Anúncios para um Crime), no elenco, grandes nomes de hollywood estão presentes, como Colin Farrell, Brendan Gleeson, Kerry Condon, Barry Keoghan e Gary Lydon.
SUCESSO NO GLOBO DE OURO E DE CRÍTICA
Filme mais premiado do Globo de Ouro 2023, Banshees conquistou impressionantes 3 troféus naquela noite, fazendo a limpa em algumas das principais categorias em que disputou: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Roteiro e Melhor Ator - Comédia/Musical.
Além disso, o longa havia estreado extraoficialmente no Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde foi aplaudido de pé por ininterruptos 15 minutos - a maior aclamação do evento. No Rotten Tomatoes, site referência mundial em termos de crítica de cinema, a produção encontra-se com 97% de aprovação, com mais de 300 análises já publicadas. Os principais trechos o destacam como “o melhor trabalho de Martin McDonagh” e também “um conjunto de excelentes atuações principais”.
Da mesma forma, Peter Bradshaw, crítico do The Guardian, deu ao filme nota quatro em um máximo de cinco, traduzindo-o como “um estudo da solidão masculina e da raiva reprimida”.