Avatar: O Caminho da Água está em exibição nos cinemas, ambientado novamente em Pandora 13 anos após o lançamento do primeiro Avatar (2009). Para os atores se transformarem nos Na'vi, foi necessário captura de movimento com uso da tecnologia CGI, o que o diretor James Cameron afirmou que era "a única maneira" de fazer o filme.
O antes e depois dos efeitos especiais de Avatar: O Caminho da Água
Foi lançado um vídeo de bastidores de Avatar: O Caminho da Água, onde o diretor explica a importância do uso de CGI na sequência e podemos ver o trabalho realizado com captura de movimento para transformar o elenco nos protagonistas da história, os Na'vi. Confira:
"Existem diferentes maneiras de fazer filmes com personagens CG. O que nos interessa com a captura de desempenho é a totalidade do desempenho. Físico, emocional, facial, os olhos – tudo. O ator cria a emoção. O ator cria o momento. É nosso trabalho garantir que tudo o que o ator fez seja preservado em seu personagem CG", explica James Cameron.
Essa tecnologia era a única maneira de dar vida ao universo de Pandora nas telonas e seus personagens em efeitos especiais, o que melhorias significativas na tecnologia fizeram com que a sequência fosse ainda melhor e mais impressionante que o filme original. "Temos atores trabalhando em um volume com marcadores no corpo, equipamentos faciais na cabeça e capturamos cem por cento de sua atuação no mundo digital", disse o produtor Jon Landau. "Estamos capturando uma fidelidade de desempenho muito maior".
Avatar 2: Como são os atores de O Caminho da Água na vida real?"No início do dia, a primeira coisa que fazemos é vestir nosso traje de captura, que é um biquíni colante e totalmente cheio de bolas de pingue-pongue ao nosso redor para que eles possam rastrear meu braço e depois traduzir isso para o mundo virtual", disse o ator Jamie Flatters. De acordo com Kate Winslet, a tecnologia de Avatar é "simplesmente notável para poder ver os movimentos e a performance indo direto para o personagem".
O Caminho da Água se passa mais de uma década após a primeira batalha de Pandora entre Na'vi e humanos, quando Jake Sully (Sam Worthington) vive pacificamente. Ele e Neytiri (Zoe Saldana) formaram uma família e fazem de tudo para ficarem juntos e manterem um ao outro seguros. No entanto, quando uma antiga ameaça ressurge, eles devem sair de casa e explorar outras regiões de Pandora, indo para o mar e fazendo pactos com outros povos, além de travar uma nova guerra perigosa contra os humanos.
Avatar: O Caminho da Água está em exibição nos cinemas brasileiros.