Chegando aos cinemas brasileiros, Avatar: O Caminho da Água é a sequência do longa de sucesso do diretor James Cameron que, lá em 2009, bateu todos os recordes, tanto de orçamento quanto de bilheteria. Porém, uma sequência demorar 13 anos para chegar ao público não é algo que acontece todo dia, mesmo que o primeiro Avatar também tenha demorado cerca de 12 anos para sair do papel.
Existem outros exemplos em Hollywood, como o indicado a seis categorias do Oscar, Boyhood (2014), que acompanhou durante 12 anos a infância, adolescência e vida adulta do personagem Mason e consequentemente, do ator Ellar Coltrane, além de todo resto do elenco. Mas você sabe qual foi o filme que mais demorou para ser feito?
O Outro Lado do Vento (2018)
O mérito fica com O Outro Lado do Vento, filme experimental do lendário Orson Welles, mais conhecido pelo clássico Cidadão Kane (1941). Entre diversas interrupções, o filme levou simplesmente 48 anos para ficar pronto.
Iniciado em 1970, o projeto sofreu para ser financiado, sendo interrompido de vez em 1976. Orson Welles morreu em 1985 sem conseguir finalizar seu filme. E após isso, uma disputa em torno da obra começou, até chegar no colo da Netflix, quase 50 anos depois.
Na trama quase autobiográfica, J.J. Jake Hannaford (John Huston) é um consagrado diretor de cinema que enfrenta problemas para concluir seu último filme, devido ao abandono repentino do protagonista, John Dale (Robert Random). Com o orçamento estourado e a pressão de executivos de Hollywood, Hannaford comemora seu aniversário em meio a amigos e inimigos, exibindo aos presentes o que já filmou até o momento.
O filme está no catálogo da Netflix desde 2018. Não vamos esperar mais 48 anos para conferir, certo?