Se o lançamento de um filme é adiado por anos devido a refilmagens, mudanças de diretor e orçamento acima das expectativas, nosso radar já se acende: é possível que estejamos diante de um potencial fracasso de recepção. Foi o que aconteceu com Mundo em Caos, que está disponível no catálogo do Amazon Prime Video: com baixíssima bilheteria, o longa foi um verdadeiro golpe para a produtora Lionsgate (Jogos Vorazes, John Wick), que trabalhava no filme há anos e esperava transformá-lo em uma das franquias de ficção científica de maior sucesso.
Para contar essa história, precisamos voltar a 2011, ano em que a Lionsgate adquiriu os direitos de adaptação da trilogia literária de Patrick Ness, autor de Mundo em Caos. A saga de ficção científica voltada ao público jovem adulto conquistou diversos prêmios literários e ganhou muitos entusiastas, que chamaram o romance de “extraordinário” e “uma das mais importantes obras de ficção científica para jovens”. Tinha tudo para ser um sucesso, mas nada saiu como esperado.
Charlie Kaufman, aclamado roteirista de dramas surreais e ficção científica, como Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, foi contratado em 2012 para escrever o roteiro, mas deixou o projeto e seu texto passou por uma longa lista de cineastas, incluindo o próprio autor do romance, o que acabou tornando Mundo em Caos uma colcha de retalhos. Em 2017, os astros Tom Holland (Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa) e Daisy Ridley (Star Wars: O Despertar da Força) foram contratados para protagonizar o filme, mas nem a força dos nomes dos dois conseguiu salvá-lo.
Em 2018, quando a produtora começou as primeiras sessões de teste, a decisão foi de refilmar diversas partes do filme - o que se tornou um problemão, já que os protagonistas tinham agendas lotadas. O atraso fez com que o filme chegasse aos cinemas apenas em 2021, mais de dois anos após o planejado e em um momento de pico da pandemia do coronavírus, o que, claro, afetou a bilheteria.
Por fim, Mundo em Caos acabou tendo uma recepção muito ruim também por parte da crítica especializada. No Rotten Tomatoes, que reúne as avaliações de grandes veículos de comunicação, o filme tem apenas 21% de aprovação.
Mundo em Caos: Qual é a história?
A história de Mundo em Caos se passa em um futuro pós-apocalíptico, no qual a humanidade já começou a colonizar outros planetas. Neste cenário, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: todas as mulheres morreram e, a partir daí, os pensamentos de todos os homens tornaram-se audíveis. A partir daí, acompanhamos o jovem Todd que, temendo a destruição total, vai embora de sua cidade e em sua jornada se depara com um milagre quando vê uma mulher pela primeira vez na vida.