Em breve o público poderá assistir o que, provavelmente, será o último grande acontecimento cinematográfico do ano. Trata-se de Avatar: O Caminho da Água, continuação em que o diretor James Cameron promete não apenas trazer o 3D de volta, mas presentear o público com um show de três horas como nunca antes visto.
Faltam poucas semanas até que possamos experienciar a mais nova aventura do povo Na’vi e, como aquecimento, a 20th Century Studios decidiu lançar um último trailer para o longa. Apesar de só poder ser apreciado de forma bidimensional, em poucos minutos o vídeo é capaz de mostrar o visual espetacular do filme.
É fácil rotular uma obra desse tamanho antes de assistir, mas se existe alguém com propriedade para adjetivar a produção perfeitamente essa pessoa é o diretor James Cameron. O cineasta descreve Avatar 2 como um filme caro que exigiu “culhões” e como “o pior cenário de negócios da história do cinema”.
Em entrevista à publicação GQ, Cameron afirmou que para gerar lucro, a nova iteração da saga “tem que ser o terceiro ou quarto título de maior bilheteria da história”. De acordo com o diretor, “esse é o limite para cobrir os gastos”. Em outras palavras, o filme precisa arrecadar mais de 2.069 milhões de dólares, quantia que Star Wars: O Despertar da Força conquistou para ocupar a quarta posição no ranking.
James Cameron admitiu para a revista Total Film que o cenário é incerto:
O mercado pode indicar o nosso fim em três meses, ou que estamos por um fio, o que significa ‘Ok, então vamos terminar a história no terceiro filme e não prolongar para sempre’, caso não seja lucrativo. Estamos em um mundo muito diferente de quando eu escrevi isso. É um golpe duplo: a pandemia e o streaming. Talvez lembremos às pessoas o que significa ir ao cinema. Este filme definitivamente é capaz disso. A questão é: quantas pessoas se importam agora?
Avatar: O Caminho da Água estreia nos cinemas em 15 de dezembro de 2022.