Ontem (22), através de seu Twitter, Simu Liu, protagonista do filme Shang-Chi e Lenda dos Dez Anéis, respondeu aos comentários de Quentin Tarantino. Para quem não está por dentro da história, o diretor de Pulp Fiction vem sendo crítico ferrenho do que ele chama de “marvelização de Hollywood”, alegando, recentemente, que os atores que interpretam super-heróis não são os verdadeiros astros das tramas em que estão inseridos.
Em sua rede social, Liu, então, rebateu:
“Se os únicos guardiões do estrelato cinematográfico fossem Tarantino e Scorsese [outro crítico da Marvel], eu nunca teria tido a oportunidade de protagonizar um filme de mais de US$ 400 milhões”, colocou o astro chinês. "Eu tenho noção da genialidade cinematográfica deles. Eles são autores transcendentes. Mas eles não podem apontar o nariz para mim ou para ninguém", completou.
Vale colocar que a declaração de Tarantino não é a primeira - e provavelmente também não a última - que ele faz criticando a “fórmula Marvel” de fazer cinema. Não muito tempo atrás, o cineasta chegou a afirmar que nunca trabalharia para o estúdio, pois não se considera “mão de obra contratável”, em uma crítica à falta de liberdade cinematográfica do estúdio.
O único filme da Marvel que Tarantino gostaria de dirigir — apesar de já ter falado mal do estúdio diversas vezesOUTROS DIRETORES TAMBÉM JÁ CRITICARAM O ESTÚDIO
Em 2019, durante uma entrevista para a Empire, Martin Scorsese afirmou que os longas da Marvel “não são cinema”, criticando o excessivo uso de CGI e chamando as produções da companhia de “parque temático”.
"Eu tentei, sabe? Mas aquilo não é cinema. Honestamente, o máximo que consigo considerá-los é, apesar de serem bem feitos, com atores fazendo o melhor que pode, são como parques temáticos. Não é cinema, com humanos tentando conceber emoções e experiências psicológicas para outros seres humanos", comentou Martin, de maneira bem direta.
Da mesma forma, James Cameron declarou que os filmes da Marvel estão roubando o espaço de outras ficções científicas; enquanto Steven Spielberg afirmou que a fase dos heróis é apenas uma moda passageira.
Certos ou não, a grande verdade é que a Marvel tem dominado os cinemas nos últimos anos. Mundialmente falando, Pantera Negra: Wakanda para Sempre conta com a maior bilheteria da atualidade, seguido por Adão Negro, outro filme de super-herói.
The Rock reage ao sucesso de Pantera Negra 2: "Nós tivemos nossas bundas chutadas pela Marvel"