Avatar foi um enorme sucesso quando foi lançado em 2009 e atualmente ocupa o posto de maior bilheteria de todos os tempos. Depois de muita espera, finalmente sua sequência Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em dezembro, mas o diretor James Cameron afirmou que ela se trata do "pior caso de negócios da história do cinema".
Em entrevista à GQ, James Cameron reconheceu que o filme deve ser um estrondoso sucesso de bilheteria para começar a ser lucrativo e, mesmo sem confirmar o orçamento da produção, informações dão conta de que custou por volta de 250 milhões de dólares à Disney. "Caro pra car*lho", disse, um orçamento tão alto que ele informou à Disney e ao 20th Century Studios que representava "o pior caso de negócios da história do cinema".
Para Avatar: O Caminho da Água começar a ser lucrativo, James Gunn conta que ele deve se tornar o terceiro ou quarto filme de maior bilheteria da história – ultrapassando nada menos que dois bilhões de dólares em arrecadação. "Esse é o seu limite. Esse é o seu ponto de equilíbrio", explica Cameron à GQ. Será que a sequência de Avatar vai conseguir?
Para se ter uma noção dos números, atualmente a lista dos filmes de maior bilheteria da história do cinema está assim: Avatar está em primeiro lugar com 2,9 bilhões de dólares; Vingadores: Ultimato em segundo com 2,7 bilhões; Titanic, outro clássico de James Cameron, está em terceiro com 2,1 bilhões; Star Wars: O Despertar da Força em quarto com quase 2,07 bilhões e Vingadores: Guerra Infinita em quinto lugar com quase 2,05 bilhões.
Avatar 2 pode bater Vingadores: Ultimato? "Nunca vai acontecer de novo", diz ex-diretor da MarvelAvatar: O Caminho da Água vai ser um fracasso de bilheteria?
Com todos esses números impressionantes na equação, James Cameron tem noção de que a sequência de Avatar pode ser um fracasso, ou pelo menos não conseguir os números esperados em bilheterias, e está preparado para terminar a história antes do previsto. Cinco filmes de Avatar foram planejados inicialmente, mas se a coisa não funcionar, o terceiro filme, que foi filmado simultaneamente com O Caminho da Água, seria o último capítulo.
"O mercado pode estar nos dizendo que terminamos em três meses, ou podemos estar semi-acabados, o que significa: 'OK, vamos completar a história no filme três, e não continuar indefinidamente', se simplesmente não for lucrativo", disse Cameron à Total Film.
O diretor ainda analisou as mudanças mercadológicas desde o primeiro filme e quando ele planejou as sequências: “Estamos em um mundo diferente agora do que estávamos quando escrevi essas coisas. É o golpe duplo – a pandemia e o streaming. Ou, ao contrário, talvez possamos lembrar às pessoas o que é ir ao cinema. Este filme definitivamente faz isso. A questão é: quantas pessoas se importam agora?”, questiona.
O Caminho da Água se passa dez anos após a primeira batalha de Pandora entre os Na'vi e os humanos no primeiro filme de Avatar. Na história, Jake Sully (Sam Worthington) e Ney'tiri (Zoe Saldana) formaram uma família e estão fazendo de tudo para ficarem juntos. No entanto, eles precisam sair de casa e explorar as regiões de Pandora. Quando uma antiga ameaça ressurge, Jake deve travar mais uma guerra difícil contra os humanos.
Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro e o terceiro filme está previsto para 2024.