O filme Freedom Writers (inglês) produzido em 2006 e estrelado por Hilary Swank conta a história de uma professora que começa a trabalhar em uma escola localizada em um bairro de classe baixa, onde praticamente todos os alunos se envolvem ou já se envolveram com gangues.
Observando a situação e constatando a negligência por parte da escola com seus alunos, ela percebe que deve modificar o caminho daqueles que estavam destinados à criminalidade.
A educadora começa querendo gerar um vínculo em meio a este grupo e em seguida quer que eles contem sua história, por isso ela oferece a cada um dos alunos um diário, no qual podem expressar seus sentimentos, histórias, pensamentos e medos.
Pouco a pouco, conhecendo os alunos e suas histórias (e não só a opinião dos outros sobre eles), ela tenta gerar uma revira volta a partir da leitura e da escrita.
O filme mostra a capacidade de cada um de vencer desafios e "quebrar barreiras" por ideais e mostra que NUNCA é tarde para mudanças por isso é recomendado.
A criação de um filme baseado em fatos verídicos é sempre mais difícil, isso ocorre pela obrigação de fazer com que a trama traga consigo uma aparência de realidade. É por esse motivo que quando a obra consegue atingir o seu sucesso, o destaque se torna ainda maior.