Os produtores lançaram O Chamado 2 três anos depois do primeiro filme, talvez porque, naquela época, as corporações cinematográficas não faziam filmes como uma linha de produção industrial. Contudo, O Chamado 2 parece um produto de manufatura barata.
Com o hype moderado de O Chamado 4, decidi reassistir a franquia americana. Lembrava-me bem do primeiro filme, mas um pouco menos do segundo, talvez por que o segundo filme da franquia fosse consideravelmente fraco em relação ao primeiro? Veremos.
Nesta altura da maratona, é claro que a franquia se desviou da série de livros de Koji Suzuki e, no geral, esse tipo de liberdade criativa é válido.
O Chamado 2 inicia de forma hilária e isso é inaceitável. A primeira cena acerta em abrir tantas perguntas sobre como outra pessoa pôs as mãos na fita maldita, aumentando as expectativas, mas o final da cena é cômico, a qualidade dos efeitos visuais baixa, marcadas pela morte do estereótipo do punk emo de 2005.
Os furos de O Chamado 2 são o que destroem o filme. Por causa da cena inicial, sabemos que a fita maldita se espalhou de alguma forma. O final do primeiro filme deixa claro que Rachel e Aidan optaram por se salvarem, o que implica que eles condenaram alguém. Isso é um fato importante, mas, apertem os cintos: o filme ignora isso. A história em geral não explica de maneira gratificante os fatos, focando apenas na coletânea de sustos desnecessários.
Quando alcançamos o terceiro ato, percebemos que não aconteceu muita coisa. Em geral, Rachel só está babando pelos cantos enquanto o filme introduz e remove subtramas tão rapidamente quanto Samara parece ganhar força inexplicável.
No meio disso tudo, temos um dos candidatos ao título de personagem secundário mais inútil de uma história: Max. No arco de Rachel e Aidan, sua função é apenas existir. Removê-lo da história não alteraria nenhum dos eventos significantes, que, por sinal, são mínimos.
No final das contas, O Chamado 2 parece apenas exploitation, um filme sanguessuga que tenta explorar o sucesso de seu predecessor. Este filme só é recomendado se você planeja assistir todos os filmes da franquia.