Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Diogo Codiceira
4 seguidores
221 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 16 de dezembro de 2024
Drácula de Bram Stoker é um dos grandes clássicos de terror envolvendo vampiro do cinema. O filme foi dirigido por Francis Ford Coppola e teve o roteiro de James V. Hart. Na trama, o jovem advogado inglês Jonathan Harker ( Keanu Reeves ) aceita um trabalho em uma vila sombria na Transilvânia. Assim, o mesmo acaba sendo capturado pelo vampiro Drácula ( Gary Oldman ) que decide viajar para Londres inspirado por um fotografia da noive de Harker, Mina Murray ( Winona Ryder ) .A problema do filme está nessa questão, pois o drácula se apaixona pela noiva do advogado, depois de século ter perdido a sua esposa de forma trágica. Ao deixar o rastro de sangue por onde passa, acaba chamando atenção de um grupo de médicos estudiosos sobre vampirismo em sua caça. Percebemos que Coppola em sua direção não tem medo de arriscar(já era um diretor consagrado) e decide recorrera poucas tecnologias da época, sua arte se assemelha ao começo da sétima arte, se limitando a efeitos de câmera, cenários sombrios, figurino e maquiagens. A direção de arte é um elogio a parte, pois consegue transformar o Oldman em um vampiro velho e depois bem mais jovial em uma mesma cena. O filme também se aproxima muito do teatro ao se inspirar em Shakespeare na primeira cena. O filme ainda conta com a participação de luxo, mesmo um tanto caricata de Anyhony Hopkins no papel de Van Helsing.
Grande filme, e olha que nem sou apreciador do gênero terror, mas este assistir no cinema na época é visualmente genial e com atuações excelentes, destaque Gary Oldman(ótimo).
"Drácula de Bram Stoker" é uma obra-prima visual e atmosférica que reinventa o clássico vampiro com paixão e horror gótico. A direção estilizada de Coppola e a atuação hipnotizante de Gary Oldman transformam a lenda em uma saga de amor eterno e tragédia, mergulhando o espectador em uma experiência cinematográfica inesquecível.
Bom a história é um pouco complexa, o que torna mais interessante o filme, não segue a risca o livro, mas literatura e cinema são distintos, mas não são iguais, as mudanças feitas no filme deixa também a história mais interessante e emocionante.
Um clássico do cinema e da literatura, sem dúvida um dos melhores filmes que já vi. A forma como o romance o horror e o clássico se misturam é simplesmente incrível. Sem contar que os efeitos especiais para a época estao belíssimos.
Sem sombra de dúvidas, está é a melhor adaptação da principal obra de Bran Stoker para o cinema.
O filme inicia-se com uma adição interessantíssima: a conexão do Conde Vampiresco com a figura histórica de Vlad Tebes o Empalador. Conexão essa, feita com base em em uma obra de Willian Wilkinson e que serviu de inspiração para a nomenclatura do personagem. Além disso, as cenas adicionais como a do labirinto envolvendo a Lucy, as formas animalescas de Drácula, a maneira como a sombra do mesmo foi utilizada para externalizar as reais intenções torpes do lorde vampírico, foram profanamente assustadoras e magníficas!
A direção de arte é impecável, desde os figurinos até a ambientação, trazendo o ar sorumbático e dark desta obra gótica. Os filtros mesclam tons frios - em alegoria ao terror, hediondez, malignidade e "desmorteza" - e tons quentes - em alegoria a ira, amor e obviamente: o SANGUE!
O elenco possui boas atuações, com destaque mais do que intuitivo ao protagonista do mal, que transmite toda a pompa e malignidade do personagem.
O único aspecto negativo é o romance entre Drácula e Mina, que não é compatível com a fonte original e que cerceia a principal característica da personagem, ela é romântica, porém, é extremamente racional/inteligente e de vital importância para desmascarar e estabelecer o plano para derrotar o vilão.
Este é um clássico e obrigatório filme para os fãs do gênero de terror. E sim, esse filme é assustador.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade