Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Carol Santos
2 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 26 de outubro de 2024
Um filme simplesmente fantástico que te faz refletir sobre o amor, o pq esquecer alguém que te fez tanto sofrer, e como seria sua vida sem ela, se tornou um dos meus filmes favoritos!
o filme é bom,com Jim carrey,e a atriz do homem aranha,fiquei bem feliz em vê-la mas na metade do filme eles perdem a mão,vira um filme perdido em flashbacks do protagonista com a atriz,fazendo o telespectador se questionar do que já foi real ou não! um filme superestimado,confuso e sem um objetivo em si.
O diretor e roteirista Charlie Kaufman contou com ajuda de Michel Gondry para escrever o roteiro desse lindo filme. Além de contar com um elenco de peso como: Jim Carrey, Kate Winslet, Mark Ruffalo e Kirsten Dunst. Aqui temos a história de Joel (Jim Carrey) que está sendo submetido a um processo de apagar do seu cérebro todos os traços de memória de Clementine (Kate Winslet), sua ex-namorada. Isso porque o relacionamento de ambos, após um tempo havia se desgastado e Clementine decide primeiro fazer tal procedimento. Antes de mais nada Jim Carrey prova mais uma vez (após o Show de Truman) que é um ator que sabe trabalhar com papéis dramáticos também. O filme é muito mais além de um filme romântico, pois consegue por um pouco de ficção e um pouco de comédia (que não arranca risos, mas é agradável), em linhas gerais a trama conta uma história de amor. Tudo isso condensado em um roteiro inteligente, na qual nos permite entender tudo o que está acontecendo, mas há uma importante reviravolta que muda tudo, inclusive a própria estética do filme. Aqui o roteiro brinca com o que é real e não é, o que é lembrança ou não é e o que pode ser o início ou fim de um ciclo. A grande reflexão que o filme deixa, é de termos o cuidado com quem você vai convidar para assistir o brilho eterno de sua vida ao seu lado.
Não existe um aprofundamento no relacionamento do casal, não existe um aprofundamento na ideia de viver sem lembranças como o titulo sugere, essa frase no filme serve só de enfeite, não existe aprofundamento em nada, a narrativa por ser diferente da uma impressão de complexidade, as mensagens são comuns: Não desista do seu amor, lembranças ajudam vc a amadurecer, relacionamentos são complicados, são coisas que aprendemos com a vida, nada de profundo. Porem aquela canção infantil que diz "A vida é só um sonho" é a parte mais profunda do filme, pois toca em temas existenciais, a letra da canção dá o que pensar e discutir, mas ela é mostrada apenas em uma pequena parte do filme. Solaris do Tarkovsky se aprofunda mais nos temas que esse filme aborda. Jim está velho demais para ter química com Kate, deveriam ter colocado um ator mais novo.
Concluindo é um filme de romance pretencioso, é raso mas finge ser profundo. Existem filmes piores, não é tão ruim, mas não é tão bom, serve como romance.
Grande obra com Jim Carrey e Kate Winslet. É um ótimo romance, drama e têm uma história muito boa e emocionante. Também gostei dos personagens secundários, como Kirsten Dunst, Mark Ruffalo, Elijah Wood e Tom Wilkinson. O final do filme é muito bom também, que deixa ospoiler: início do filme fazer mais sentido . Recomendo, é muito bom.
Reassistido depois de 20 anos. Como mudamos a percepção. Naquela época não gostei muito, mas vendo novamente, como é bem trabalhado. Prova disso é o Oscar de 2005 de Melhor Roteiro Original.
O roteiro engenhoso de Charlie Kaufman oferece uma reflexão tocante e original sobre as complexidades dos relacionamentos humanos, resultando em uma experiência cinematográfica emocionalmente ressonante e intelectualmente estimulante.
título do filme foi retirado do poema "Eloisa to Abelard", de autoria de Alexander Pope. O mesmo poema já havia sido usado pelo roteirista Charlie Kaufman em Quero ser John Malkovich (1999). Uma ótima inspiração excelente filme !!!!
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade