É um filme que mostra muito a personalidade de um psicopata, ele manipula tudo, se disfarça bem vestindo sua capa de " homem de sucesso", "ótimo pai e marido".
Seus personagens das suas criações fictícias em seus livros, mostra que ele está sempre falando de pessoas reais, que ele as desconfigurou para caber em seus contos ou romances.
Existe vários indícios de como ele manipula a mente da esposa, depois ele passa a manipular a mente da Luciana , após ela ter feito os personagens reais dele ter morrido" sua esposa e filha".
Psicopatas disfarçados, buscam esconder atrás daquilo que a maioria não gosta de mexer " religião", o seu último livro publicado ,mostra que ele estava quase sendo descoberto por um jornalista, então, ele usa a paráfrase " a vingança de Deus era que Caim permanecesse vivo", ou seja, ele mesmo vinga a si mesmo, condenando a permanecer vivo.
O fato da Luciana ter morrido não é parte de sua vingança, a vingança é ele ficar vivo.
Como forma de não se comparar a "Caim", ele se sofre a despersonalização novamente de que Deus fez justiça entregou a sua filha em suas mãos " vitória", mas o desejo de se vingar continua para com Deus dessa vez, e ele tem a "vitória" como um troféu " sua mulher". Para ele fechar dizendo " mesmo que você Deus queira me punir pelo o que eu fiz, eu ainda sai ganhando.
Psicopatas são comparados a "demônios".
É um filme que precisa de muita profundidade de compreensão , filme bem psicológico, e nem todos estão preparados pra entender pessoas " psicóticas".